Login
Sugestões
Faça o login e visualize as sugestões
Rede Mebox!
Usuários on line
Nós temos 3231 webespectadores online
As opiniões que aqui são expressadas não representam necessariamente a posição da Rede Mebox.
Os comentários postados são de responsabilidade única e exclusiva de quem os postou.
Grupos
Categorias
- Todos os grupos
- Administração Universitária ( 7 )
- Avaliação ( 5 )
- Ciência e Tecnologia ( 3 )
- Cursos Livres ( 2 )
- Direito e Regulação do Ensino ( 4 )
- Educação Corporativa ( 1 )
- Engenharia, Arquitetura e Urbanismo ( 2 )
- Ensino a Distância ( 1 )
- Extensão ( 1 )
- Geral ( 38 )
- Pesquisa ( 1 )
- Pós Graduação ( 2 )
- Secretarias e Registro de Diploma ( 2 )
- Softwares Acadêmicos ( 1 )
Ordenar por:
IF Farroupilha
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha-RS
Criado em: Ter, 04 de Junho de 2013
Educação Contextualizada
O grupo se propõe a discutir e socializar textos, reflexões e experiências educativas voltadas para a contextualização do currículo escolar em escolas da Educação Básica no campo e na cidade.
Parte do princípio de que a contextualização do currículo passa necessariamente pelo processo de descolonização curricular, que ao longo da história do Brasil propôs um perspectiva única e universalizante de um currículo descontextualizado para uma nação tão diversa, com particularidades tão singulares.
Aprofunda também a importância da formação docente, do projeto político pedagógico e gestão compartilhada.
Criado em: Sex, 01 de Fevereiro de 2013
Supervisão Pedagógica, Projeto Politico Pedagógico e Avaliação no Contexto Escolar
Este grupo de estudo se destina aos acadêmicos do curso de graduação em Pedagogia do ISEIB/MG que propoem aprimorar seus conhecimentos teóricos e acadêmicos no contexto da Gestão Escolar. Trata-se de um espaço de discussão que visa abordar temas como: atribuições e o papel do supervisor/coordenador pedagógico; projeto político pedagógico e avaliação no contexto escolar.
Criado em: Qui, 02 de Agosto de 2012
Paternalismo e Autonomia nas Relaçôes Educacionais
O debate sobre esse tema pode ser útil para tornarmos mais efetiva e produtiva as relações, de toda natureza, no sistema educacional brasileiro. Do mundo pedagógico ao mundo legislativo, a grande pedra no caminho é a relação paternalista, patriarcal, predominante, inibindo iniciativas e criando relações de dependência entre os agentes. Por outro lado, marcara-se a interdependência e a necessidade de criação de uma relação autônoma, responsável e madura entre esses agentes. Como realizar essa transformação? da sala de aula aos escritórios de Brasília.
Criado em: Qui, 22 de Setembro de 2011
Práticas Pedagógicas na Perspectiva Inclusiva
A busca do entendimento sobre "Educação Inclusiva" tornou-se, atualmente, um tema central nas discussões sobre a prática pedagógica do professor e especialistas (supervisores, orientadores, inspetores e coordenadores pedagógicos) do ensino.
Dessa forma, este grupo vem sugerir ao público interessado, um diálogo e um estudo sobre práticas pedagógicas que enfatizem novas estratégias e metodologias de ensino-aprendizagem, currículos adaptados e funcionais, gestão de sala de aula participativa e democrática e um conjunto de ideias sobre o fazer do profissional do ensino.
Essas reflexões estão direcionadas para o processo de aprendizagem do aluno com "deficiência intelectual" bem como aqueles que apresentam necessidades específicas (especiais) de ensino como: transtornos, distúrbios e dificuldades de aprendizagem.
Criado em: Ter, 09 de Agosto de 2011
Trabalho acadêmico efetivo
Este grupo tem como finalidade trocar experiência sobre o tema "trabalho acadêmico efetivo.”
É uma eterna dúvida em nossa instituição e acredito que em outras também.
Sabemos que o conceito se refere a " todas as atividades de ensino, pesquisa, extensão e estágio supervisionado que a instituição mantenha;" . Minha dúvida maior seria se essas atividades para serem consideradas como trabalho acadêmico efetivo tem necessariamente que ter a presença do professor e do aluno?, ou pode ser atividades monitoradas/acompanhadas pelo docente sem necessariamente estar presente?
Obrigada por participarem
Marineze
Criado em: Seg, 25 de Julho de 2011
Inteligência Emocional na Educacão
Usar suas emoções da forma mais racional possível
Criado em: Seg, 25 de Julho de 2011
PNL ( Programação Neurolinguística )
A Programação Neurolinguística (PNL) oferece um modelo que ajuda a entender melhor como o ser humano pensa, age e se comunica, para que cada um seja capaz de identificar e aproveitar suas capacidades para alcançar os resultados que deseja.
Trata-se de uma das mais eficazes ferramentas de mudança comportamental, reconhecida em todo o mundo como a fórmula da excelência humana.
Algumas pessoas costumam dizer ainda que a PNL é como um "manual de instruções" para a nossa mente.
O nome Programação Neurolinguística resume os três pontos complexos que são estudados pela disciplina. O "Neuro" remete à mente, onde processamos nossas experiências por meio dos cinco sentidos. "Linguística" refere-se à linguagem ou a outras formas de comunicação não verbais. Por fim, o termo "Programação" pode ser entendido como uma comparação entre a mente humana e um computador. O cérebro seria o hardware, enquanto os pensamentos e o comportamento, o software, programa que define como o computador interpreta os dados recebidos. Com a PNL, é possível "reprogramar" o cérebro, ensinando a ele novos caminhos e retirando falhas de programação geradas no passado.
Adaptado do site SBPNL ( http://pnl.com.br )
Criado em: Seg, 30 de Maio de 2011
Reflexões
Este é um espaço dedicado à troca de experiências através da palavra, portanto, não fiquem comedidos e participem! Os textos postados devem vislumbrar verdadeiramente algum conhecimento de causa e o engrandecimento de quem lê. Bem-vindos!
Criado em: Sex, 27 de Maio de 2011
Logística e Supply Chain
Grupo criado com a intenção de possibilitar uma troca de experiências e informações acerca deste setor tão vital para as organizações.
Criado em: Qua, 25 de Maio de 2011
Internacionalização do Ensino
Discurtir as principais tendências na gestão educacional com foco na internacionalização do ensino; destacar as principais instituições que desenvolvem a prática da gestão institucional internacional para o campo da educação, principalmente ao nível superior (graduação, extensão, pós, pesquisa).
Criado em: Ter, 24 de Maio de 2011
Qual é o seu hobby ?
O Grupo foi criado para que os membros da Rede possam se conhecer melhor e compartilhar também suas diversões. Assim como no Grupo Espaço Cultural queremos incrementar o relacionamento e a colaboração.
Criado em: Qui, 05 de Maio de 2011
Plano de Ensino - Desenvolvimento e Aplicabilidades
Grupo destinado a discussão e troca de experiências no desenvolvimento e aplicabilidade dos Planos de Ensino nas IEs.
Criado em: Seg, 02 de Maio de 2011
Aspectos do Ensino da Gestão da Qualidade
Grupo destinado ao debate sobre a importância do ensino da Gestão da Qualidade e sua aplicabilidade.
Criado em: Qua, 27 de Abril de 2011
Plano de Aula - Desenvolvimento e Aplicabilidade
Este grupo destina-se a troca de informações sobre a importância no desenvolvimento e aplicabilidade do Plano de Aula nas IES.
Criado em: Qua, 27 de Abril de 2011
Gestão Financeira Educacional
Este grupo se destina a discutir e propor soluções sobre os diversos assuntos ligados à administração financeira como: gestão de recebimento educacional, crédito educacional universitário, administração financeira, crédito score educacional, reengenharia da oferta educacional, assessoria ao crédito e a cobrança, dentre outros.
Criado em: Ter, 26 de Abril de 2011
Avaliação Externa do Ensino Superior
Objetivo é contribuir para descobrir como é percebida por alguns elementos da Sociedade a Instituição de Ensino Superior no desenvolvimento da região, servindo de retroalimentação para o aperfeiçoamento do diálogo entre os atores, na crença de que é o Ensino Superior, quem tem um papel estratégico nesse processo do desenvolvimento regional. Servindo assim como elemento da reflexão e reavaliação de suas ações, e assim, criar vínculo e responsabilidade com a sua prática.
Criado em: Seg, 25 de Abril de 2011
Gestão de Pessoas
O tema deve abordar cuidados com os recursos mais preciosasos das instituições: as pessoas, fonte inesgotável de contribuição, que merece o respeito à sua dignidade humana e necessita, indubitavelmente, de aprimoramentos constantes e contínuas no que tange à administração escolar.
Criado em: Dom, 17 de Abril de 2011
Escola Aliança
Este grupo discute as aulas ministradas nas noites de terça-feira em Nova Lima. Os grupos de discussão são divididos por matéria ensinada e a principio somente alunos da escola poderão participar dos debates, embora estes aspectos técnicos serão definidos pela direção da escola em tempo oportuno.
Criado em: Qua, 06 de Abril de 2011