Login

Sugestões

Faça o login e visualize as sugestões

Usuários on line

Nós temos 463 webespectadores online

Revista

Gestão Universitária

Ver perfil Grupos Práticas Pedagógicas na Perspectiva Inclusiva

As opiniões que aqui são expressadas não representam necessariamente a posição da Rede Mebox.
Os comentários postados são de responsabilidade única e exclusiva de quem os postou.

Práticas Pedagógicas na Perspectiva Inclusiva

Opções do grupo

Albuns de Foto

Nenhum álbum criado ainda.
Práticas Pedagógicas na Perspectiva Inclusiva
Informações do grupo
Categoria:
Nome:
Práticas Pedagógicas na Perspectiva Inclusiva
Criado:
Ter, 09 de Agosto de 2011

Descrição

A busca do entendimento sobre "Educação Inclusiva" tornou-se, atualmente, um tema central nas discussões sobre a prática pedagógica do professor e especialistas (supervisores, orientadores, inspetores e coordenadores pedagógicos) do ensino.
Dessa forma, este grupo vem sugerir ao público interessado, um diálogo e um estudo sobre práticas pedagógicas que enfatizem novas estratégias e metodologias de ensino-aprendizagem, currículos adaptados e funcionais, gestão de sala de aula participativa e democrática e um conjunto de ideias sobre o fazer do profissional do ensino.
Essas reflexões estão direcionadas para o processo de aprendizagem do aluno com "deficiência intelectual" bem como aqueles que apresentam necessidades específicas (especiais) de ensino como: transtornos, distúrbios e dificuldades de aprendizagem.

Anúncios

Nenhum anúncio adicionado ainda.

Compartilhamento de arquivos

Arquivo Tamanho (kb)
Nenhum arquivo enviado ainda
Marcos Matozinhos de Morais Munhós
Olá pessoal!
Primeiramente quero pedir-lhes desculpas pela ausência no nosso espaço de reflexão. Em segundo, desejar-lhes um ano novo de muita paz, alegria e conquistas; em terceiro lugar, vamos aos assuntos que nos interessam, ou seja, a Revista "Educação" de janeiro deste ano (ANO 16 - no. 177) está trazendo várias reportagens muito boas em relação a inclusão. Vale a pela vcs adquirirem esse exemplar. Os assuntos tratados são: 1) Plano Nacional de Educação, pag. 34-37, com o título: A Difícil Equação, fala sobre o relatório substitutivo do PNE apresentado no final de 2011 com toda sua polêmica; 2) trata tbm de política pública, pag. 38-43, essa é ótima! Fala sobre o "O Impasse da Inclusão" reportando-se sobre a revogação do decreto 6.571 de 2008; mencionando sobre os números na inclusão, a questão da dupla matrícula e o imbróglio da legislação em relação aos textos dos decretos e das versões do PNE sobre os moldes da política inclusiva. Pessoal, vale a pena ler. Abraço a todos.
Ter, 31 de Janeiro de 2012 09:49
 
Abigail França Ribeiro
As IES precisam debruçar-se sobre o assunto, e discutir suas dificuldades no atendimento desses alunos.
Marcos Matozinhos de Morais MunhósMarcos Matozinhos de Morais Munhós em Dom, 23 de Outubro de 2011 20:24

sem sombra de dúvidas professora. A questão da inclusão das pessoas com deficiencia é sério, principalmente aqueles com deficiencia múltipla, ou seja, deficiencia intelectual, sensorial e física juntas. Mas se Deus quiser as coisas irão se ajustar, principalmente pelo fato de termos pessoas que estão dispostas a defender a causa.

Dom, 23 de Outubro de 2011 14:06
 
Marcos Matozinhos de Morais Munhós
Notícias boas pessoal!
A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou por unanimidade, na quarta-feira, dia 31 de agosto de 2011, o Projeto de Lei que assegura a presença de um cuidador ao aluno com deficiência (por mobilidade, atividades e tarefas intelectuais e outros) na escola. Trata-se do Projeto no. 8.014 de 2010 do deputado federal Eduardo Barbosa. Tal projeto propõe um parágrafo no artigo 58 da LDBN estabelecendo uma oferta obrigatória dos serviços de apoio especializados nas escolas regulares.
Abraços.
Marcos Munhós.
Seg, 12 de Setembro de 2011 11:24
 
Marcos Matozinhos de Morais Munhós
Bom dia pessoal!
Quero compartilhar com vcs uma informação pessoal!
O meu artigo intitulado: "Reflexões sobre a Prática Pedagógica no Ensino Virtual" acaba de ser selecionado por uma Comissão Científica, para publicação nos anais da Universidade Federal de Ouro Preto. Será realizado uma exposição oral e/ou de poster entre os dias 03 e 05 de outubro na referida instituição. Trata-se, na verdade, do VIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior à Distância (ESUD). Maiores detalhes acessem o site: http://www.ufop.br/index.php?option=com_content&task=view&id=9661&Itemid=196
Abraços.
Sáb, 03 de Setembro de 2011 10:32
 
Marcos Matozinhos de Morais Munhós


Pessoal, o CENTRO CULTURAL VILA MARÇOLA está promovendo, até o dia 10.09.11, a inscrição para a AÇÃO DE FORMAÇÃO ARTISTICA E CULTURAL que compreende oficinas de CIRCO, ARTES PLÁSTICAS e PATRIMÔNIO CULTURAL. As inscrições são gratuítas e com vagas limitadas. Maiores informações pelo site: ccvm.fmc@pbh.gov.br ou pelo telefone: (31) 3277-5250.
Abraços.
Marcos Munhós.

Qua, 31 de Agosto de 2011 13:44
 
Marcos Matozinhos de Morais Munhós
CONVITE ESPECIAL PARA VOCÊ ! ! !

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal Adjunta de Direitos de Cidadania/Coordenadoria de Direitos das Pessoas Portadoras de Deficiência e seus parceiros, convidam para a 18ª SEMANA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA “Sinal Verde para Inclusão: A hora é agora!” de 1 à 30 de setembro de 2011.

PROGRAMAÇÃO 18ª SEMANA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
“Sinal Verde para Inclusão: A hora é agora!”

ATIVIDADES

01 à 30 de setembro
VII Mostra de Artes Inclusão e Cidadania
Exposição de artes visuais (Horário Comercial)
SESC Laces JK – rua dos Caetés, 603 - Centro

19 e 20 de setembro
Seminário Política de Saúde para Pessoas com Deficiência
8 às 18hs - Auditório Phoenix – FUMEC – rua Cobre, 200 – Cruzeiro

Inscrições pelo telefone 3277.4678 ou pelo email caappdbh@pbh.gov.br

21 de setembro
Tributo a Inclusão
8h – caminhada e manifestação – concentração: av. Afonso Pena com av. Alvares Cabral - entrada do Parque Municipal Américo Renné Gianetti e caminhada em direção à Praça 7 (quarteirão fechado da rua Rio de Janeiro)

24 e 25 de setembro
Atividades no Parque Municipal
8 às 17hs – Atividades no Parque Municipal Américo Renné Gianetti - feira de tecnologias assistivas, artesanato e alimentos, apresentações artísticas, rua de lazer do SESC-MG.

26 a 28 de setembro
VII Mostra de Artes “Inclusão e Cidadania”
Espetáculos de música e dança

Participe!

26 de setembro
Espetáculo de Dança “Superando Barreiras” com o projeto Superar/Escola Municipal de Ensino Especial Frei Leopoldo/Fundação Helena Antipoff
Horário 19hs
Teatro Marília – av. Alfredo Balena, 586 – Santa Efigênia

27 de setembro
Espetáculo de dança “Batuque Comuviver e PNK Pink Freud” da Escola Comum Viver ( Coordenação de Léo Brasil)
Horário 19hs
Teatro Marília – av. Alfredo Balena, 586 – Santa Efigênia

Espetáculo de Dança “ Puxada de Rede” com alunos da APAE-BH
Horário 20hs
Teatro Marília – av. Alfredo Balena, 586 – Santa Efigênia

28 de setembro
Experimento Teatral: “ Janelas”, com a ONG Espaço Especial
Horário 19hs
Teatro Marília – av. Alfredo Balena, 586 – Santa Efigênia
Contato: helenaqueiroz@terra.com.br

Informações e Inscrições
Coordenadoria de Direitos das Pessoas Portadoras de Deficiência ( CDPPD)
Rua Espírito Santo, 505 – 8º andar - Centro
Tel (31)3277.4678/6949
www.pbh.gov.br
caappdbh@pbh.gov.br

Qua, 31 de Agosto de 2011 12:57
 
Marcos Matozinhos de Morais Munhós
Bom dia pessoal!
Informo-lhes que inicia-se nessa semana, dia 22.08.11 a 28.08.11, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Trata-se de um processo de conscientização da sociedade sobre a capacidade e o potencial de eliminar a cultura da indiferença. Em todo o Brasil, as APAEs, demosntra o seu carinho, respeito e preocupação com essas pessoas, principalmente pelo fato de promover a inclusão social e também cultural. Estamos, comemorando, neste período, a 47 edição, elecando o tema: "A pessoa com deficiência quebra a cultura da indiferença. Tenha coragem de ser diferente".
Vamos torcer por esse movimento!
Um abraço a todos.
Marcos Munhós
Ter, 23 de Agosto de 2011 08:57
 
Marcos Matozinhos de Morais Munhós
Caros colegas, atenção!
Foi aprovada a Proposta de Emenda à Constituição - PEC 431 de 2009, do deputado federal Eduardo Barbosa -, que altera a redação dos artigos da Constituição Federal substituindo a expressão "pessoa portadora de deficiência" por "pessoa com deficiência" em todos os dispositivos do texto constitucional.
Fiquem atentos!
Abraço.
Marcos Munhós.
Ter, 16 de Agosto de 2011 15:43
 
Marcos Matozinhos de Morais Munhós
Pessoal, alguém tem notícias sobre a ocorrencia de ameaça de fechamento do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) e do Instituto Benjamin Constant (IBC)?
Abraço.
Marcos Munhós.
Ter, 16 de Agosto de 2011 15:22
 
Marcos Matozinhos de Morais Munhós
Pessoal, novidade boa!
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, aprovou, na quinta-feira, 19 de maio, Proposta de Emenda à Constituição, PEC 528/2010, do deputado federal Eduardo Barbosa, dispensando pessoas com deficiencia intelectual, autismo ou com deficiencia multipla da comprovação de renda familiar mínima para ter direito ao Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Cordialmente.
Marcos Munhós.
Ter, 16 de Agosto de 2011 15:20
 

Copyright © 2013 REDEMEBOX - Todos os direitos reservados

eXTReMe Tracker