Login

Sugestões

Faça o login e visualize as sugestões

Usuários on line

Nós temos 705 webespectadores online

Revista

Gestão Universitária

Veja os grupos de discussão Grupos Papel do Procurador Institucional nas IES

As opiniões que aqui são expressadas não representam necessariamente a posição da Rede Mebox.
Os comentários postados são de responsabilidade única e exclusiva de quem os postou.

Papel do Procurador Institucional nas IES

Opções do grupo

Albuns de Foto

Nenhum álbum criado ainda.
Papel do Procurador Institucional nas IES
Informações do grupo
Nome:
Papel do Procurador Institucional nas IES
Criado:
Qui, 24 de Fevereiro de 2011

Descrição

Qual é a relevância dos Procuradores Institucionais no processo de gestão das Instituições de ensino superior, seus riscos suas responsabiliades pelos dados inseridos. Sua importância é devidamente conhecida e reconhecida pelos Dirigentes.

Anúncios

Nenhum anúncio adicionado ainda.

Tópicos

Nenhum tópico adicionado ainda.

Compartilhamento de arquivos

Arquivo Tamanho (kb)
Nenhum arquivo enviado ainda
Cléa Edeni
Bom dia!
Tenho uma dúvida, se alguém puder me ajudar agradeço.
Tenho um um curso que acaba de ser autorizado pelo MEC, mas não quero dar início agora, o prazo que tenho é de 12 meses a contar do ato autorizativo do curso?
A única legislação que encontrei a respeito é o Decreto 6303, Art. 14 - § 1o A instituição credenciada deverá iniciar o curso autorizado no prazo de até doze meses, a partir da data da publicação do respectivo ato, ficando vedada a transferência de cursos para outra instituição.
É isso mesmo? Essa é a única legislação?
Obrigada
Sex, 10 de Maio de 2013 09:36
 
Lúcia Maria Barbosa do Nascimento
Olá pessoal! Atuo como PPI (pesquisador e procurador) em uma IES privada com 02 cursos em andamento e 01 com em processo de autorização que está me dando certo trabalho. Além dessa função, também sou professora, membro de NDE de um dos Cursos. Atualmente estamos realizando a revisão do PDI. Perguto: é obrigatório, pertinente, faz parte das atribuiçoes (ou algo do tipo) a participação do procurador como membro da comissão de PDI? Gostaria de saber o que vocês pensam a respeito dessa questão, porque, confesso que, mesmo sendo indicada pela direção para participar dessa revisão como PI, entendo que devo informar as diretrizes do MEC e não participar, efetiviamente, na discussão de ideias e produção de textos. Enfim, quero opiniões para saber se devo ficar ou pedir para sair de mais essa atividade como PI.
Alexandre MISERANI de freitasAlexandre MISERANI de freitas em Sáb, 29 de Setembro de 2012 13:01

Prezada Lúcia,
Não tenho dúvidas sobre a necessidade de sua participação na construção da revisão do PDI. Isso irá alterar sobremaneira seu fluxo de trabalho, pois as decisões do PDI implicraão a melhor condução de seu trabalho. Você é peça fundamental neste processo.

Lúcia Maria Barbosa do NascimentoLúcia Maria Barbosa do Nascimento em Qui, 04 de Outubro de 2012 13:42

Obrigada Alexandre! Vamos, então, ao trabalho!

Cléa EdeniCléa Edeni em Qui, 23 de Maio de 2013 13:00

Lúcia,
Eu trabalho com o Setor de Registros Acadêmicos, sou PI da IES e secretária do Diretor Geral.
Sei que o trabalho de PI demanda muito tempo, trabalho e atenção.
Também sou da Comissão de Atualização do PDI, da comissão do Processo Seletivo (que aliás sou eu que cuido de todo processo) e faço parte da CPA.
O Alexandre está coberto de razão, sei que em alguns dias achamos que não vamos dar conta, mas sempre dá certo.
Boa sorte, se precisar de alguma coisa e eu tiver como ajudar, estou à disposição.

Sáb, 29 de Setembro de 2012 09:15
 
Gestão Universitária
Hoje é o último dia p/ inscrição: MBA - Administração Acadêmica & Universitária - Turma 6 -Sem dúvida o melhor do País. RT - http://goo.gl/3Lkkx
Seg, 10 de Outubro de 2011 08:46
 
Thiago Francisco
XI Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária na América do Sul

Prezado Profissional da Educação Superior;

O Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária na América do Sul, como é do seu conhecimento, ao longo dos últimos 10 anos tem logrado êxito em discussões relevantes sobre a Gestão da educação superior no contexto latino americano. Em sua 11º edição que acontece entre os dias 7 e 9 de dezembro de 2011 em Florianópolis, vai promover reflexões sobre o processo de internacionalização da educação superior como mecanismo de construção social.

Neste ano, o evento que é organizado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por meio do Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária (INPEAU), contará com o apoio do Instituto de Gestão e Liderança Universitária - IGLU, da Organização Universitária Interamericana - OUI, que realizará, conjuntamente, o II Congresso Internacional IGLU.

Para maiores informações, acesse: http://www.coloquio.ufsc.br ou contate-nos pelo e-mail: coloquio@cse.ufsc.br.
Qua, 28 de Setembro de 2011 15:54
 
Thiago Francisco
GENTE.. ESSA PORTARIA NOVA É UMA VERGONHA!!!!!!
QUANDO SE ENTRE NO E-MEC VC SÓ PODE CONFIRMAR AS INFORMAÇÕES SE VERIFICAR OS INSUMOS ANTES. SE VC AS CONFIRMAR, NÃO HÁ COMO RETIFICAR. EM QUE MUNDO O INEP ESTÁ???????????
E O PIOR, SÓ É POSSIVEL AVANÇAR PARA AS OUTRAS INFORMAÇÕES SE VERIFICARMOS TUDO ANTES. VEM A PERGUNTA: AS INFORMAÇÕES DA MINHA IES ESTAVAM EM BRANCO (ATÉ PQ A PORTARIA DIZ QUE OS INSUMOS QUE SERIAM DIVULGADOS SERIAM OS REFERENTES A 2010 E MINHA IES NÃO PARTICIPOU DO ENADE 2010) MAS COMO FAZER PARA TER UM PANORAMA ANTES DE TOMAR AS DECISÕES PARA POSSÍVEIS RETIFICAÇÒES???

ELES SÓ PODEM ESTAR LOUCOS.......
Janete Aparecida Pereira MeloJanete Aparecida Pereira Melo em Seg, 26 de Setembro de 2011 12:18

Tive a mesma percepção. Sem contar que mesmo com muita força de vontade não dá pra simular os conceitos do CPC pois faltam informações.
Isto é avaliação?!?!?1

Janete Aparecida Pereira MeloJanete Aparecida Pereira Melo em Seg, 26 de Setembro de 2011 12:19

Ah...o PI parece o grande "Senhor dos Números" nessa portaria.

Lúcia Maria Barbosa do NascimentoLúcia Maria Barbosa do Nascimento em Qui, 13 de Outubro de 2011 14:05

Pessoal... e pensar que eu achei que era EU QUE não estava entendo nada desta NOVA PORTARIA para verificar INSUMOS! Imposição total sem prévia análise ... e mais ainda, como explicar isto para o diretor geral ou acadêmico? "Senhor dos números" (rsrs)... realmente, é isso! Passei dias analisando cada vírgula da situação e nada... resolvi apertar o OK, mesmo pq a minha IES tb não participou do ENADE 2010!

Qua, 21 de Setembro de 2011 14:07
 
Janete Aparecida Pereira Melo

Seminário "Orientações práticas aos procuradores institucionais - ênfase na fase da avaliação" da ABMES hoje, dia 29, às 14h30min, transmissão on line:
http://www.incine.com.br/abmes/
Seg, 29 de Agosto de 2011 13:32
 
Claiton Muriel Cardoso
Aguardem... daqui há pouco vou encaminhar um Boletim de Direito Educacional On LINE com o Parecer sobre o descredenciamento as pós-graduações, já homologado pelo Ministro.
Sex, 05 de Agosto de 2011 12:59
 
Lúcia Maria Barbosa do Nascimento
Boa noite!

Eu confesso que desde o dia em que assumi a função de PI, eu me pergunto: qual a importância do PI? Onde se insere no organograma funcional da institucional? E como fica a atuação com duplo PI (pesquisador e procurador)? Pelo menos encontrei um espaço para compartilhar tais indagações.... e respostas! (:
Renata Fernandes BittermannRenata Fernandes Bittermann em Qua, 15 de Junho de 2011 18:13

Lucia,

Boa tarde

Segue a sugestão de rever o seminário que foi oferecido pelo Instituto IPAE sobre PI, foi bastante interessante e enriquecedor, pois ajuda a tirar muitas duvidas a respeito do PI nas IES, vale a pena buscar para ver.
e-mail: instituto@ipae.com.br
Telefone: 21 39050964
Inclusive foi após ver o seminário que criei este grupo, pois vi a real importância do PI nas IES e como não são tão valorizados como deveriam ser.
saudações acadêmicas
Renata

Lúcia Maria Barbosa do NascimentoLúcia Maria Barbosa do Nascimento em Sáb, 18 de Junho de 2011 00:23

Valeu! Obrigada Renata pela informação. E o mercado de trabalho para o PI, como está? Há interesse em contratar profissionais especificamene para esta função?

Lúcia

Dom, 12 de Junho de 2011 20:41
 
Claiton Muriel Cardoso
Está todo mundo caladinho hoje. Porque será ? Vocês leram o Clipping de hoje ? Alguém vai se manisfestar ? Onde estão os órgãos de representação das instituições ?

Não deixem de ler o artigo da Professora Roberta e do Dr. Edgar. Vivemos mesmo em um estado de excessão.

Estou horrorizado com o não cumprimento das leis e principalmente com o silêncio das Instituições de Ensino e com os seus órgãos de representação.

Onde está agora o resultado das reuniões técnicas com o pessoal do MEC ????

Não sou a favor de cursos ruins mas em um País onde não cumprimos e Lei e temos a oportunidade de fazer denúncias anônimas por telefone, sinceramente: ISSO NÃO É DEMOCRACIA, ISSO É DITADURA E DA PIOR ESPÉCIE POSSÍVEL.

TÁ TUDO DOMINADO
Sex, 03 de Junho de 2011 11:08
 
Luiz Carlos dos Santos
Aguardo comentário dos colegas sobre o artigo publicado na seção "Blog" do site www.lcsantos.pro.br
Abraços.
Seg, 30 de Maio de 2011 15:09
 

Copyright © 2013 REDEMEBOX - Todos os direitos reservados

eXTReMe Tracker