Login

Sugestões

Faça o login e visualize as sugestões

Usuários on line

Nós temos 198 webespectadores online

Revista

Gestão Universitária

Veja os grupos de discussão Grupos ENADE

As opiniões que aqui são expressadas não representam necessariamente a posição da Rede Mebox.
Os comentários postados são de responsabilidade única e exclusiva de quem os postou.

ENADE

Opções do grupo

Albuns de Foto

Nenhum álbum criado ainda.
ENADE
Informações do grupo
Categoria:
Nome:
ENADE
Criado:
Ter, 22 de Fevereiro de 2011
Proprietário:

Descrição

Grupo criado para discutir a real função, bem como o as diretrizes, a forma e o aproveitamento dos dados recolhidos com o exame.

Anúncios

Nenhum anúncio adicionado ainda.

Tópicos

Enade ....quem já não teve dor de cabeça com o Enade e suas interrogações....
Última resposta por Kenia leite ferreira em Sex, 26 de Agosto de 2011

Compartilhamento de arquivos

Arquivo Tamanho (kb)
Nenhum arquivo enviado ainda
Lucia Mateus
Bom dia.
Ontem foi divulgado em caráter restrito para as instituições através do e-MEC, os insumos para o cálculo de indicadores - ciclo 2010/2011/2012, dos cursos que participaram do Enade 2012, contudo diferente dos outros anos, veio somente informações sobre a participação no ENADE, e as instituições tem até o dia 15/09 para se manifestarem a respeito. A dúvida é como é que a instituição vai se manifestar se não há um conceito divulgado? Alguém poderia me auxiliar neste dilema? Será que seria possível uma interpretação clara da nota metodológica divulgada ontem também?
Ter, 10 de Setembro de 2013 10:14
 
Renata Crescência de Abreu Silva Santana
Alguém sabe me dizer qual o número mínimo de alunos devem participar do ENADE para que o curso tem nota?
Qui, 11 de Abril de 2013 14:33
 
Jackson Noleto Sales
As diretrizes para a prova do ENADE com conteúdos de formação específica de cada Curso avaliado, antes eram direcionados aos acadêmicos concluintes. A prova deste ano será aplicada aos acadêmicos que estarão um semestre antes da conclusão do Curso, possivelmente haverá conteúdos não vistos, não estudados. Será que o INEP observou isto?
Ter, 27 de Março de 2012 16:17
 
MICHELLE ESPÍNDOLA
É profa. Abigail.. como se essa medida fosse resolver o problema da manipulação dos resultados por algumas IES! Temos que rir pra não chorar! :)
Sex, 16 de Março de 2012 08:27
 
Abigail França Ribeiro
O MEC divulgou, no final da tarde, a Portaria Normativa nº 6, de 14/03/2012, regulamentando o ENADE 2012. A Portaria será publicada no DOU de amanhã.
A novidade da Portaria do ENADE 2012 está no inciso II, do § 1º, do art. 5º:
II - estudantes concluintes aqueles que tenham expectativa de conclusão do curso até julho de 2013, assim como aqueles que tenham concluído mais de 80% (oitenta por cento) da carga horária mínima do currículo do curso da IES até o término do período das inscrições.
Qua, 14 de Março de 2012 21:21
 
Abigail França Ribeiro
Valdinei,
Pedimos aos nossos juristas para analisar a Portaria INEP nº 436, publicada hoje. Entendemos que pode haver irregularidade, já que ela pode estar confrontando a Portaria Normativa nº 40/2007. Sobre termos mais serviço, acho um absurdo o INEP transferir para as IES responsabilidades dadas ao MEC pela Lei 10.861/2004. Em período de recesso e férias coletivas! Por mim, nossas agremiações se indisporiam a isso judicialmente. Não consigo ver como departamentos de controle e registro acadêmico possam garantir essa "bagunça" instituída pela Portaria. Coisa de amadores... Vamos aguardar.
Qua, 21 de Dezembro de 2011 12:56
 
Valdinei Specht Machado
Olá pessoal! O INEP delegou a análise de dispensa dos alunos que não compareceram ao ENADE às instituições. Ver Portaria nº 436, de 20 de dezembro de 2011. Somente depois do indeferimento da dispensa da IES é que o aluno poderá protocolar o pedido de dispensa ao INEP. A dispensa será com base nos §§ 4º e 5º do Art. 33-G da PN40, mas não esqueçam do § 8º do mesmo artigo. Grande abraço, Boas Festas e mais serviço para nós.
Qua, 21 de Dezembro de 2011 12:02
 
Abigail França Ribeiro
Mariana,
Só posso dizer que tudo isso é inacreditível (minha mistura para inacreditável com incrível)! Não é que você conseguiu uma resposta adequada? Infelizmente, como viram, o Valdinei não conseguiu. Melhor consultarmos a Profª Roberta Muriel sobre se ela tem alguma informação sobre a divulgação desses procedimentos. Por enquanto, esperamos.
Grande abraço,
Abigail
Qua, 23 de Novembro de 2011 17:39
 
Mariana Vicentini
Aliás, alguém tem notícias de quando serão divulgados estes procedimentos?
Qua, 23 de Novembro de 2011 14:57
 
Mariana Vicentini
Estamos com um aluno nesta situação e como na portaria só fala no registro de diploma entrei em contato com o Fale Conosco (mesmo tendo CERTEZA que não poderia, pois é isto que a profa Abigail sempre nos instrui nos cursos). O curioso Valdinei, é que recebi uma resposta justamente oposta a sua:

Prezada Senhora,

A colação de grau corresponde a um ato institucional que tem como partes a Instituição de Educação Superior – IES e seus discentes. Ao Inep cabe somente a responsabilidade pela operacionalização do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – Enade, componente curricular obrigatório, nos termos da Lei nº 10.861/2004. Portanto, o controle acadêmico do estudante constitui encargo da respectiva IES, restando à mesma, identificar a regularidade de seu corpo discente junto ao Enade e dar o seguimento necessário em relação a colação de grau e expedição de diploma, com base na legislação em vigor e entendimento da situação de cada aluno.

Estudantes que não participaram do Exame, por qualquer motivo, deverão aguardar divulgação dos procedimentos para solicitação de dispensa do Enade 2011. Recomendamos que acompanhe, junto ao endereço eletrônico http://portal.inep.gov.br/enade , a publicação desses procedimentos.

Atenciosamente,

Central de Atendimento ENADE

Cód.: 019
Qua, 23 de Novembro de 2011 14:56
 

Copyright © 2013 REDEMEBOX - Todos os direitos reservados

eXTReMe Tracker