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EAD
Criado:
Qua, 16 de Fevereiro de 2011

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Ampliar as discussões sobre a Gestão do Ensino a Distância.
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A construção participativa estabelece para o indíviduo um vínculo de novos saberes para formação do cidadão. Amei A reflexãoo Sandraa..
Última resposta por tania cristina luiz da silva em Sex, 25 de Maio de 2012
Realmente muito interessante, esta plataforma é nova pra mim.... venho trabalhando com AVAs desde 2006, porém focado somente no Moodle e Teleduc.
Última resposta por Antônio Carlos Pereira dos Santos Junior em Seg, 30 de Maio de 2011
Parece que esta discussão não dá IBOPE! Hã? Porque será?
Última resposta por Sandra Maria do Amaral Chaves em Qua, 06 de Abril de 2011
Olá Eliana, Obrigada pela informação.
Última resposta por Sandra Maria do Amaral Chaves em Qua, 06 de Abril de 2011

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Ana Maria dos Santos
olá boa tarde,

Meu nome é Ana Maria gostaria de saber se existe alguma legislação que dispõe sobre o arquivamento de
provas e trabalhos dos cursos de EAD?

Desde já agradeço atenção e fico no aguardo.

Seg, 20 de Maio de 2013 14:10
 
Abigail França Ribeiro
Bom dia Angélica,
Essa é uma velha discussão nossa, tanto com o MEC, como com o CNE: eles usam palavras e expressões como se fossem sinônimos, e muitas vezes não são. Tanto nos SIC da CONSAE, como no material e na minha fala nos cursos sobre Controle e Registro Acadêmico, chamamos a atenção dos profissionais da administração acadêmica universitária para essas ocorrências.
O conjunto das normas e o "andar da carruagem" da regulação é que acabam nos oferecendo o entendimento. Neste caso, o entendimento é o de que, para a pós-graduação lato sensu o MEC só admite a oferta de disciplinas na modalidade semi presencial ou à distância, havendo credenciamento expresso.
Infelizmente, na própria Resolução 1/2007, o CNE usa a expressão graduação "ou demais cursos superiores", o que acabou por provocar a interpretação equivocada de que cursos seqüenciais dariam acesso à especialização, contrariando o próprio inciso III do art. 44 da LDB, que exige a graduação para ingresso na pós.
Ter, 31 de Maio de 2011 10:07
 
Angelica Bocca Rossi
Bom dia,
Estamos precisando de uma informação com urgência, quem puder nos ajudar, agradecemos imensamente.

Qual deve ser o valor da hora/aula para tutores de sala em polos de EaD?

Obrigada a todos.

Ter, 31 de Maio de 2011 08:32
 
Abigail França Ribeiro
Prezada Renata,
A Portaria 4059/2004 não se aplica aos cursos de pós-graduação. O que nos dá essa certeza é a exigência de reconhecimento dos cursos, que não se aplica aos de especialização ministrados em nível de pós-graduação lato sensu.
Renata Crescência de Abreu Silva SantanaRenata Crescência de Abreu Silva Santana em Seg, 30 de Maio de 2011 18:23

Obrigada!

Angelica Bocca RossiAngelica Bocca Rossi em Ter, 31 de Maio de 2011 11:26

Prezada Abigail,
De acordo com a LDB em seu art. 44 ensino superior abrange os seguintes cursos e programas: "sequenciais, graduação, pós-graduação e extensão"
O art. 1º da Portaria 4059/2004 diz "As instituições de ensino superior poderão introduzir, na organização pedagógica e .
curricular  de seus cursos superiores reconhecidos, a oferta de disciplinas  integrantes do
currículo que utilizem modalidade semi­presencial, com base no art. 81 da Lei n. 9.394, de
1.996, e no disposto nesta Portaria."
Fazendo esta leitura, fiquei em dúvida, apesar da palavra "reconhecidos" como citou. Me parece que ensino superior e curso superior são a mesma coisa. Se a Portaria fosse específica para a graduação, não deveria conter a palavra "graduação" e não curso superior?

Seg, 30 de Maio de 2011 13:32
 
Renata Crescência de Abreu Silva Santana
Boa tarde, a portaria 4059/2004 autoriza a utilização de até 20% da carga horária total do curso em disciplinas semi-presidenciais para os cursos de graduação. Esta mesma norma pode ser aplicada também aos cursos de pós-graduação lato sensu, com 360 horas?
Seg, 30 de Maio de 2011 13:27
 
Michele Kasten
Certificado Aprovado pelo Conselho de Educação/SC Resolução n° 2011/Comed

Próxima Turma: 05/06/2011 a 05/12/2011

Observação:

* 6 meses de curso - 240h - Certificação Modular

* Esse curso engloba todos os cursos oferecidos pelo Instituto Brasileiro de Design Instrucional num único curso com duração de 6 meses certificado por módulos concluídos. Curso ideal para quem tem interesse na formação completa em DI por um único valor:

Curso Design Instrucional para EAD, Curso de Design de Animação para AVA´s, Curso de Design Instrucional para Mídia Móvel, Curso de Design de Interfaces e Navegação Web, Curso de Design Instrucional para EAD Inclusiva, Curso de Novas Tecnologias Aplicadas à EAD, Curso de Aperfeiçoamento para Docência em EAD, Curso de Design Instrucional para Mídia Impressa, Curso de Direitos Autorais de Conteúdos para EAD, Curso de Design Instrucional para Moodle 2.0, Curso de Gestão de Projetos de DI.

Objetivos:

Comunicar-se, efetivamente, por meio escrito, oral e visual; Aplicar pesquisas e teorias atualizadas na prática do Design Instrucional; Atualizar e melhoras habilidades, atitudes, conhecimentos referentes à área de Desenho Instrucional e áreas relacionadas; Aplicar habilidades básicas de pesquisa em DI; Identificar e resolver problemas éticos e legais que surjam o trabalho de desenho instrucional; Conduzir projetos de levantamento de necessidades; Realizar o design do currículo ou programa; Identificar e descrever características do público-alvo; Analisar as características do ambiente de aprendizagem; Analisar as características de tecnologias existentes ou emergentes e seu uso em ambientes instrucionais; Refletir sobre elementos críticos de uma situação-problema antes das decisões finais e estratégias de implementação; Selecionar, modificar ou criar modelos apropriados de design e desenvolvimento de um projeto EAD; Saber seqüenciar o conteúdo e estratégias instrucionais; Selecionar ou modificar materiais existentes; Desenvolver materiais instrucionais (mídia impressa); Projetar atividades de ensino que reflita a compreensão de diversidade nos alunos como grupo; Avaliar a instrução e seu impacto; Planejar, gerenciar projetos de desenho instrucional; Promover colaboração, parcerias e bons relacionamentos entre os participantes de um projeto de desenho instrucional; Aplicar habilidades administrativas e de gestão no desenho instrucional; Projetar ações de gestão de sistemas instrucionais; Planejar a implementação eficaz dos produtos e programas instrucionais.

Público-Alvo:

Profissionais de Educação, professores, educadores corporativos, coordenadores de cursos, gerentes de treinamentos, pesquisadores, profissionais da área de tecnologia aplicada à educação, profissionais da área de RH / Gestão de Pessoas, planejadores de cursos, profissionais da área de comunicação, instituições educacionais e empresas diversas que pretendem atuar com EaD.

Seg, 02 de Maio de 2011 08:47
 
Maria Conceição Alves Soares
Olá colegas!
Estou iniciando neste espaço e gostaria de trocar experiência com todos.
Aqui em Gurupi - TO a EaD esta em processo de fortalecimento e acredito nessa modalidade para o crescimento de nossa região.
Sex, 29 de Abril de 2011 08:46
 
IVANILSON COSTA
Olá educadores! Convido vocês a acessarem e seguirem meu blog, com notícias atualizadas diariamente da Educação brasileira, além de atividades, experiências e artigos pedagógicos. Conto com o vosso acesso: www.ivanilson.com

Abraço!
Ter, 12 de Abril de 2011 16:27
 
Abigail França Ribeiro
Prezados Eleison e Antonio Carlos,
EAD é o caminho da Educação do futuro. E a tendência é que a UAB se fortaleça. Muitas IES privadas já fazem muitas coisas boas. Dêem uma olhadinha nos vídeos postados pelo Grupo Secretaria Acadêmica Digital.
Espero que vocês invistam em EAD e não desanimem.
Abraços,
Abigail
Seg, 11 de Abril de 2011 10:01
 
Angelica Bocca Rossi
Olá grupo,

Estou precisando de informações sobre como oferecer cursos técnicos em EaD. Se alguém puder me ajudar....

Agradeço

Abçs e feliz semana para todos!

Angelica
Seg, 11 de Abril de 2011 09:29
 

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