Login

Sugestões

Faça o login e visualize as sugestões

Usuários on line

Nós temos 451 webespectadores online

Revista

Gestão Universitária

Veja os grupos de discussão Grupos Coordenadores de Curso

As opiniões que aqui são expressadas não representam necessariamente a posição da Rede Mebox.
Os comentários postados são de responsabilidade única e exclusiva de quem os postou.

Coordenadores de Curso
Coordenadores de Curso
Informações do grupo
Nome:
Coordenadores de Curso
Criado:
Ter, 11 de Janeiro de 2011
Proprietário:

Descrição

Grupo destinado aos Coordenadores de Cursos. Serão discutidos neste Grupo assuntos relativos a gestão dos cursos envolvendo aspectos administrativos e de legislação.

Anúncios

Nenhum anúncio adicionado ainda.

Compartilhamento de arquivos

Arquivo Tamanho (kb)
Nenhum arquivo enviado ainda
Gestão Universitária
G1 Globo.com - 14/08/2013 - Rio de Janeiro, RJ

Câmara aprova royalties para saúde e educação, e texto vai à sanção

Votação do texto foi concluída após acordo entre governo e líderes da Casa. Projeto destina 75% dos royalties para educação e 25% para saúde

Fabiano Costa

Após um acordo entre o Palácio do Planalto e líderes partidários, a Câmara dos Deputados concluiu nesta quarta-feira (14) a votação do projeto que destina 75% do total dos royalties do petróleo para a educação e 25% para a saúde. O texto, que já havia sido aprovado pelo Senado, segue agora para a sanção ou veto da presidente Dilma Rousseff.

Os royalties que serão destinados para educação e saúde se referem apenas aos novos contratos da União com comercialidade declarada a partir de 3 de dezembro de 2012. Royalties de campos em atividade há mais tempo, como nos estados produtores do Rio de Janeiro e Espírito Santo, continuarão a ser aplicados pelos governos estaduais.

O texto-base do projeto havia sido aprovado em julho pelos deputados, antes do início do recesso branco. Nesta quarta, após diversas reuniões das lideranças da Casa com ministros do governo Dilma, os parlamentares retomaram a votação e apreciaram os destaques (propostas de alterações no texto) que haviam ficado pendentes por conta de uma obstrução do PMDB e de parcela da base aliada.

Além das receitas dos royalties, substitutivo do deputado André Figueiredo (PDT-CE) garantiu que 50% dos recursos recebidos pelo Fundo Social – uma espécie de poupança formada por recursos que a União recebe na produção do petróleo da camada pré-sal – serão destinados para a educação.
O governo federal era contra o relatório de Figueiredo. Na proposta original do governo e ratificada pelo Senado, apenas seria aplicada em educação 50% dos rendimentos financeiros do Fundo Social, mantendo intacto o capital principal. Os deputados, contudo, preferiram a versão de Figueiredo, para destinar metade de todos os recursos do Fundo Social, não apenas os rendimentos.

Diante da resistência de André Figueiredo em modificar o texto, a própria presidente da República tentou convencer os líderes da base aliada a retomarem a proposta original que havia sido avalizada pelos senadores. As lideranças, entretanto, não abriram mão de utilizar parte do fundo do petróleo, em vez de somente os rendimentos, como defendia o governo.

Nesta manhã, os ministros Ideli Salvatti (Relações Institucionais) e Aloizio Mercadante (Educação) foram pessoalmente à Câmara tentar construir um acordo que impedisse os saques do dinheiro investido no fundo. Após horas de negociação, o governo aceitou votar o relatório de André Figueiredo que prevê a utilização de 50% do Fundo Social. Porém, ficou acertado com os líderes que o Executivo irá enviar futuramente ao Congresso Nacional um novo projeto de lei para tentar conciliar as propostas do PDT com as sugestões do Planalto.

“Como nós não temos recursos nos próximos quatro, cinco anos, imediatamente nós [governo] vamos apresentar uma proposta que garanta que no início seja o principal do fundo, em seguida o rendimento, para combinar as duas coisas. Haverá mais recursos no curto prazo, mas preservando a médio e longo prazo a ideia do Fundo Social, para dar estabilidade para a economia, para ter recursos para as futuras gerações”, anunciou Mercadante ao final do encontro com os líderes da Câmara.
Qua, 14 de Agosto de 2013 18:31
 
Abigail França Ribeiro
Os Coordenadores de Curso devem estar atentos ao cumprimento da legislação que trata de conteúdos especiais. É preciso discutir a legisla~ção nos colegiados e incluir os conteúdos nos PPC.

Resolução CP/CNE nº 1 de 17 de junho de 2004.
Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana

Resolução CNE nº 1, de 30 de maio de 2012
Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos.

Resolução CP/CNE nº 2, de 15 de junho de 2012
Diretrizes Nacionais para a Educação Ambiental
Qui, 16 de Agosto de 2012 11:09
 
Gestão Universitária
MEC reconhece 365 cursos - Veja a lista http://goo.gl/IGSNh
Ter, 10 de Julho de 2012 15:48
 
Gestão Universitária
INEP/MEC regulamenta ENADE 2012 para diversas áreas do conhecimento http://goo.gl/URiZQ - Dentre elas Psicologia, Direito, Administração, Comunicação Social, etc
Seg, 25 de Junho de 2012 14:24
 
Abigail França Ribeiro
Prezada Ana,
As IES não são obrigadas a criar a Licenciatura em Psicologia. Só o farão, se quiserem. Envie-me seu email para que eu possa encaminhar-lhe nossos comentários a respeito da Resolução.
Abraços,
Abigail
Qua, 11 de Abril de 2012 09:41
 
Ana Sayuri
Olá a todos!

Não consegui ler todas as mensagens anteriores, mas aproveito para perguntar mesmo assim: Na Psicologia, as novas diretrizes de 2011 exigem implantação de projeto complementar para Licenciatura. Alguém do grupo já implantou projeto similar? Pode compartilhar sua experiência?

Parabéns pelo grupo!
Ter, 10 de Abril de 2012 16:14
 
Abigail França Ribeiro
O Curso ministrado pela CONSAE para Coordenadores de Curso e Membros do NDE da UNEMAT -Universidade Estadual do Mato Grosso, na sede, em Cáceres, foi nota mil. Pessoal interessadíssimo, presente, aguerrido. Acho que são as águas do Rio Paraguai. Melhor Pintado (Surubim) do mundo!
Dom, 23 de Outubro de 2011 13:10
 
Ana Lucia Nascentes da Silva Abrahim
Olá, amigos, saudações aqui do Amazonas!
Gostaria de participar do grupo, pq compartilhar idéias e experiencias é vital para um coordenador de curso. Abs, Ana Lucia.
Seg, 10 de Outubro de 2011 16:51
 
Claiton Muriel Cardoso
GESTÃO UNIVERSITÁRIA/REDEMEBOX - Nós temos 5382 webespectadores online às 22:33H de 18/08/2011 - é um acesso excelente !
Qui, 18 de Agosto de 2011 21:33
 
Wille Muriel
Pessoal, dia 2 de maio inicio com a décima oitava turma do Programa de Capacitação para Coordenadores de Cursos (Coordenadores Gestores). Modalidade EAD. Mais informações: www.cartaconsulta.com.br
Abraços!
Ter, 26 de Abril de 2011 15:20
 

Copyright © 2013 REDEMEBOX - Todos os direitos reservados

eXTReMe Tracker