Login
Sugestões
Faça o login e visualize as sugestões
Rede Mebox!
Usuários on line
Nós temos 2251 webespectadores online
As opiniões que aqui são expressadas não representam necessariamente a posição da Rede Mebox.
Os comentários postados são de responsabilidade única e exclusiva de quem os postou.
Comunicação e Marketing Educacional
Ir para a página do grupo
Tópico de Comunicação e Marketing Educacional
A questão da integração depende muito do perfil da liderança da IES e também do profissional contratado. Se fosse contratar alguém para cuidar do marketing da minha IES, partiria do EDUCADOR para o MERCADÓLOGO e não o contrário, pois o marketing é ferramenta e a educação é exatamente o que da liga, integrando o marketing com os outros setores.
Bruno, eu criaria um departamento, ou núcleo ou setor de marketing numa boa, a despeito do que dizem os gurús da administração. Se a IES não contar com uma liderança integradora neste setor, a coisa não acontece. Lembra-se do que discutimos na questão da captação?
Olha o meu departamento de marketing seria responsável por 4 atividades:
1. Gestao da comunicação. (PROFISSIONAIS DA ÁREA DE COMUNICAÇÃO).
2. Recruitiment. (PROFISSIONAIS DA ÁREA DE EDUCAÇÃO QUE APRENDEU COMO ATUAR NA CAPTAÇÃO, RETENÇÃO E EGRESSOS).
3. Sistema de Informações de Marketing. (PROFISSIONAIS DA ÁREA DA PESQUISA DE MERCADO E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO).
4. Comercialização de Produtos e Serviços. (PROFISSIONAIS DA ÁREA DE VENDAS E CONTROLE DE QUALIDADE).
Seria um departamento com a liderança de uma equipe de aproximadamente de oito a dez pessoas.
Não preciso nem falar que esse povo deve estar integrado com as coordenações de cursos e com a gestão financeira, não é?