Login

Sugestões

Faça o login e visualize as sugestões

Usuários on line

Nós temos 713 webespectadores online

Revista

Gestão Universitária

Veja os grupos de discussão Grupos Gestão Financeira Educacional Tópicos Credit Score Educacional

As opiniões que aqui são expressadas não representam necessariamente a posição da Rede Mebox.
Os comentários postados são de responsabilidade única e exclusiva de quem os postou.

Credit Score Educacional
Discussão iniciada por Ricardo Raydan , em 26 Abril 03:37 PM

INTRODUÇÃO CREDIT SCORE

Modelo estatístico de avaliação do crédito por pontos através do qual é conferida uma determinada pontuação de acordo com características diversas dos alunos potenciais de crédito.
O objetivo do modelo é definir o ponto de corte, ou limite máximo de risco que a instituição de ensino esta disposta a assumir. Assim sendo, alunos ou empresas cuja pontuação ficar abaixo desse ponto terá seu crédito negado, restrito ou aprovado.
Para uma instituição de ensino o risco pode ser definido como a possibilidade de sofrer uma perda parcial ou total de um crédito concedido e de seu rendimento contratual.

CRITÉRIOS BÁSICOS PARA CONCESSÃO DE CRÉDIT SCORE EDUCACIONAL

O risco de um contrato educacional ativo permanece durante toda a sua vigência, ou seja, até a sua liquidação.

Em qualquer operação de crédito, devemos considerar os seguintes aspectos:

? Segurança (Recuperação)
? Liquidez
? Rentabilidade

Segurança (Recuperação)

Para a concessão de um crédito deve-se ter uma razoável segurança do êxito da operação, ou seja, de que serão recebidos o montante das parcelas pactuadas em contrato, nos prazos estabelecidos.
A concessão de um crédito educacional baseada somente na ficha de inscrição do aluno não constitui uma política correta. É definitiva, a importância de analisar a capacidade de geração de recursos, caso ocorra atraso nos pagamentos por parte do aluno, a instituição de ensino pode ser obrigada a prorrogar o pagamento ou executar o contrato.

Liquidez

Será a política geral de cada instituição de ensino que estabelecerá, em cada momento, a atuação no tema de crédito, fixando o tipo de operação e prazos que mais lhe convém.

Rentabilidade

A remuneração recebida por um contrato de crédito deve ser suficiente para cobrir o custo dos recursos aplicados, os custos operacionais da Instituição, o prêmio do risco e uma margem razoável de benefício.
Em princípio, a rentabilidade deveria guardar uma proporção direta com o risco do contrato. Porém, na realidade, não se deve realizar contrato de crédito, por mais rentável que seja, se não há uma razoável segurança de recuperar o dinheiro investido.
Dos três aspectos descritos, a segurança ou viabilidade de recuperação é que deve prevalecer na hora de decidir sobre a concessão de um contrato de crédito.

 

Responder
Ricardo Raydan
Em razão elevado crédito concedido para o aluno que matricula-se no cursos de MBA, pós graduação e doutorado o Credit Socore Educacional é um modelo estatístico de crédito que permite a Instituição de Ensino ter o controle sobre a evasão e aumento da adimplência no pagamento das mensalidades, durante a vigência do contrato de prestação de serviços educacionais que em média são de 18 meses.
Ter, 26 de Abril de 2011 16:25
 
Ricardo Raydan
FATORES QUE INFLUENCIAM NA RECUPERAÇÃO DE UMA OPERAÇÃO DE CRÉDITO

Devem ser considerados os fatores de solvência, jurídico e contratual, que deverão ser identificados pelo responsável pela análise, que adotará um conjunto de ações dirigidas a minimizá-las.

Os dois pilares básicos sobre os quais se sustentam a análise da evolução da solvência são:

?Geração de Recursos
?Patrimônio Líquido

A geração de recursos é imprescindível, entretanto o patrimônio líquido adquire maior importância conforme se vai alongando o prazo da operação, em razão da maior incerteza comprometer a estimativa da geração de recursos.

Os riscos jurídico e contratual devem ser avaliados na hora de formalizar o contrato educacional, e devem basear-se no mínimo em:

a)Eleger o instrumento jurídico (contrato serviços educacional) mais adequado, utilizando os modelos estabelecidos, e consultando a assessoria jurídica no caso de requerer alguma alteração.
b)Confeccionar o mesmo sem erros, nem omissões que sejam essenciais ao seu conteúdo.
c)Efetuar o registro do contrato no órgão público competente.
d)Liberar a matricula do aluno, de acordo com as condições negociadas no contrato e aprovado no parecer de crédito.

A este respeito, devemos ter em vista, que na medida em que a atuação da instituição na elaboração do contrato, não corresponda estritamente com as condições negociadas, estaremos prejudicando e com freqüência invalidando o instrumento que deveria proteger os interesses da instituição frente ao aluno.
Qua, 18 de Maio de 2011 09:42
 
Você precisa ser um membro deste grupo antes de poder postar uma resposta.

Copyright © 2013 REDEMEBOX - Todos os direitos reservados

eXTReMe Tracker