Login

Sugestões

Faça o login e visualize as sugestões

Usuários on line

Nós temos 1970 webespectadores online

Revista

Gestão Universitária

Veja os grupos de discussão Grupos Redes Sociais Tópicos Professores infoincluidos refletem em melhoria da qualidade de ensino, Artigo de Janaina Cavalcante

As opiniões que aqui são expressadas não representam necessariamente a posição da Rede Mebox.
Os comentários postados são de responsabilidade única e exclusiva de quem os postou.

Professores infoincluidos refletem em melhoria da qualidade de ensino, Artigo de Janaina Cavalcante
Discussão iniciada por Gestão Universitária , em 19 Abril 10:14 PM
Escrito por Janaina Cavalcante - http://goo.gl/LPKLs
Ter, 19 de Abril de 2011 00:00

Como a inclusão digital pode estar ajudando na formação de professores?

E como esta mudança pode ser refletida na melhoria da qualidade de nosso ensino na sala de aula? Essa é uma pergunta de muita gente, e principalmente de professores mais experientes, que ainda vê a tecnologia como bicho de sete cabeças, mas é compreensível, pois toda maneira nova de se fazer as coisas gera alguma resistência por parte das pessoas afetadas. Dessa forma o uso da tecnologia no suporte ao ensino pode gerar nos professores receio e resistência à mudança. Mas atualmente os professores não devem resistir, mas sim abraçar esse novo aliado que é a tecnologia, que através da inclusão digital vem de forma positiva para ajudar a melhoria da qualidade de nosso ensino.



Professores infoincluidos refletem em melhoria da qualidade de ensino.

Atualmente a formação de professores é a categoria que mais precisa se preocupar com a inclusão digital, pois é um dos agentes principais, ou senão o principal para o processo da educação. Sem eles não há alfabetização, não há letramento, não há renovação. E quando se fala de renovação, pode associar com a inclusão digital.

Nesse mundo globalizado, onde o acesso ao conhecimento é um fator de alta importância para o desenvolvimento de uma sociedade, saber informática é fundamental para o avanço da educação, e a inclusão digital veio como forma de capacitar as pessoas para saber usar essas novas tecnologias como melhoria de qualidade de vida, tecnologia essa que contribuirá de forma grandiosa na formação de professores, ajudando a formar profissionais do ensino com conhecimento conforme ao seu tempo, agentes de transformação sintonizados com a realidade em que vivemos.

Hoje a formação de professores não pode estar restrita à formação única e exclusiva da área que querem atuar, somando a isso deveria estar o conhecimento das possibilidades que a tecnologia da informação e comunicação pode acarretar, tais possibilidades que será um subsídio importante para formar professores com domínio de outros saberes. Tecnologias que resultará na formação de professores que venham ser tutor e mentor de seus alunos, de forma a mediar a relação entre eles e as tecnologias.

E o reflexo disso se vê de forma bastante positiva, porque uma educação baseada apenas na sala de aula, tendo o professor como único possuidor do conhecimento não funciona mais. O professor infoincluido reflete em uma educação mais atrativa, contextualizada e dinâmica, pois os alunos estão dinâmicos, possuem hábitos diferentes, têm inteligências diferentes, visões diferentes, problemas e ritmos diversos e o professor que conseguir acompanhar essa metamorfose certamente conseguirá lecionar com qualidade.

E com o uso pedagógico do computador para a educação, vem a contribuir ainda para uma aula mais interativa, mais agradável e com mais rapidez para digerir e entender o assunto abordado. Professores infoincluidos refletem em uma aula onde ele tem a capacidade de responder a questionamentos feitos por alunos dessa era digital e ser criativo o bastante para usar de diversas plataformas (Computadores, Tablets, MP3, Podcasts) como forma de lecionar. Os agentes educadores devem e precisam capacitar-se, deixar de ser infoexcluidos para ser infoincluidos, pois nessa era em que vivemos o educador deve estar atento aos novos meios e recursos para melhorar a sua prática de ensino.

Autor deste artigo: Janaina Cavalcante - participante desde Qui, 27 de Agosto de 2009.

Responder
Eliana Custódio
Ótima contribuição Janaina. E esse é um caminho sem volta. Vamos torcer pelo aumento no número de plataformas e de adesões em escolas públicas também. Para que o acesso seja cada vez mais democratizado, até mesmo nos distantes e pobres povoados (como ocorre no interior de Alagoas) onde abnegados mestres lutam para educar nossas crianças.
Qua, 27 de Abril de 2011 17:22
 
Você precisa ser um membro deste grupo antes de poder postar uma resposta.

Copyright © 2013 REDEMEBOX - Todos os direitos reservados

eXTReMe Tracker