Login

Sugestões

Faça o login e visualize as sugestões

Usuários on line

Nós temos 3251 webespectadores online

Revista

Gestão Universitária

Veja os grupos de discussão Grupos Redes Sociais Tópicos Mebox nas redes sociais - de artigos a grupos de estudo.

As opiniões que aqui são expressadas não representam necessariamente a posição da Rede Mebox.
Os comentários postados são de responsabilidade única e exclusiva de quem os postou.

Mebox nas redes sociais - de artigos a grupos de estudo.
Discussão iniciada por Eliana Custódio , em 17 Março 05:08 AM

Renato Freitas, 27 anos, fazia fotocópias do material para as aulas da faculdade,  quando um pensamento passou a ser  recorrente: "Bem que isso tudo poderia estar disponível na internet". E foi com base nessa ideia que, em 2006, criou uma rede social para universitários, o ebaH!. Assim como seu primo mais famoso, o Facebook, o ebaH! surgiu dentro da universidade, a USP. O site serve para estudantes trocarem arquivos de estudo relacionados à sua área profissional. Lá os usuários encontram apostilas, exercícios ou mesmo anotações de outros alunos.

No primeiro mês, a meta era conseguir mil pessoas cadastradas, o que foi atingido só no boca a boca e com a colagem de cartazes pelo campus da USP. O sucesso fez Freitas tocar o projeto e, com cinco anos no ar, o ebaH! já tem mais de 1 milhão de usuários, sendo que, por dia, há 3 mil novos cadastros. E nem só alunos e ex-alunos que aderiram à iniciativa. Muitos professores também utilizam a rede para compartilhar conteúdo de aula com os estudantes da sua disciplina.

"Em vez de gastar dinheiro com cópia de material, você encontra o conteúdo ali. Ainda é mais fácil de pesquisar e de indicar o arquivo para os amigos", explica Freitas. O fundador é formado em Engenharia Mecatrônica, mas foi ele mesmo quem arquitetou o site. "Eu não era expert em computação, me desenvolvi bastante depois do projeto, mas já sabia bastante", recorda. O nome, ebaH!, foi inspirado em outro gigante da internet, o Yahoo!. Freitas queria um nome abstrato, jovem, fácil de decorar e que lembrasse uma interjeição.

Outra ideia similar no mercado é a recente Mebox, que nasceu em fevereiro. A ideia surgiu da fusão de uma revista eletrônica que continha artigos científicos com o conceito de rede social. Agora, não há apenas artigos de professores, já que todos que quiserem participar podem compartilhar informações e debater temas, especialmente o que está relacionado à educação. O diferencial da Mebox é que não é preciso ser cadastrado para baixar os arquivos. "O webespectador pode olhar tudo, só pedimos login quando ele quiser compartilhar alguma informação, conversar com outro usuário", diz o sócio da iniciativa, Claiton Muriel.

 

Fonte: Terra

Responder
Eliana Custódio
Olha aí pessoal, nossa Mebox virou notícia. Vamos interagir, comentar mais e trocar informações. Afinal, a rede existe para isso! Boa leitura a todos!
Qui, 17 de Março de 2011 05:09
 
Abigail França Ribeiro
É verdade, Eliana; você está certa: a rede existe para trocarmos informações. Vamos divulgá-la, internamente, em nossas IES, e externamente, para amigos que se interessem por Educação.
Qui, 17 de Março de 2011 08:40
 
Claiton Muriel Cardoso
A Rede MEBOX criou também um novo conceito que chamamos de webespectador: pessoas que não são membros da rede, mas que a visitam regularmente para ver o que está sendo discutido e aprender. Quando ela deseja se relacionar por algum motivo aí sim o Sistema pede para que se cadastre. Estamos com uma taxa de reloads (pessoas que entram mais de duas vezes de 70%) e isso é muito bom, porque quem entra está ficando, está vendo o valor que a rede pode agregar para o seu desenvolvimento pessoal e profissional.
Como é uma Rede que tem por eixo temático o conhecimento, não faz sentido criar um Sistema fechado como acontece com outras redes (Você precisa criar login e senha).
Esse tipo de sistema tem funcionado e temos 5.000 acessos por dia (e subindo) e temos mais de 1800 membros (de 1º de fevereiro até 22/02/2011 já acumulamos 70.000 acessos).
Do lado esquerdo temos uma contagem de webespectadores on line/ do lado direito membros on line e acima (no meio e a esquerda) o total de membros. Aparecem muitas ararinhas e o pessoal tem que começar a colocar mais fotos.
Precisamos expandir a rede e temos um botton para ser colocado nos sites das IES/sindicatos/consultorias/etc. Quem puder colocar vai contribuir muito para atrair novos membros é só entrar no menu à esquerda "Arte e Media" e utilizar o botton.
Sex, 18 de Março de 2011 00:08
 
Eliana Custódio
Muito bom o seu esclarecimento Claiton. Que bom saber que uma rede de conhecimento como esta vem crescendo a cada dia. Espaços como este são muito importantes para a disseminação do conhecimento. Estou reformulando um blog meu e vou utilizar o botton da Rede MEBOX. Espero que possamos interagir mais por aqui e criar conteúdos que possam agregar valor a quem compartilhar deste e de outros ambientes virtuais. Afinal, como dizia McLuhan, o mundo é uma aldeia global. Cada vez mais!
Sex, 18 de Março de 2011 13:20
 
Taquinho Costa
Issso é muito bom pra gente, Eliana, porque mostra que uma rede não se faz apenas com máquinas. Quem constrói a rede somos nós. Você já reparou o respeito com que a gente (todos nós ) nos relacionamos e o interesse com que auxiliamos e a tranquilidade com que buscamos informações aqui dentro? Eu nunca vi isso em lugar algum. Estamos todos de parabéns.
Qui, 31 de Março de 2011 10:13
 
Eliana Custódio
Vc tem razão Taquinho. Acho excelente esta rede de conhecimento. Não tenho entrado ultimamente pq a virose me deixou uma semana acamada. Mas estou quase boa e senti falta de estar aqui interagindo com tds. Abraços.
Sex, 01 de Abril de 2011 21:31
 
Você precisa ser um membro deste grupo antes de poder postar uma resposta.

Copyright © 2013 REDEMEBOX - Todos os direitos reservados

eXTReMe Tracker