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Departamento de Captação
Discussão iniciada por Wille Muriel , em 26 Janeiro 05:38 PM

Uma IES deve contar com um departamento exclusivo para Captar e Reter alunos?

Responder
Solange Denice Limberger Araujo
Mas para muitas instituições o custo de manter o departamento vai ser proibitivo. Portanto, muitas vezes o quadro existente é utilizado para esse fim, e acaba sendo funçao do coordenador de curso tabem.
Qua, 26 de Janeiro de 2011 19:03
 
Solange Denice Limberger Araujo
Concordo com a colega Robeta. COntudo aqui na regiao esta é a realidade.. temos que alem de coordenar captar e reter alunos..
Sex, 28 de Janeiro de 2011 09:22
 
Cesar Luis Guimaraes
ter ou não o departamento, não e a questão mais sim abrir um canal direto para Reter os alunos pois, o custo de reconquistar o aluno e muito alto. Mas a captação do alunos esta muito ligado ao departamento de Marketing da IES pois cabe a eles fazer esta parte.
Seg, 31 de Janeiro de 2011 12:45
 
Luiz Fernando Gomes Guimarães
Não digo que deva existir um departamento formalizado. Na verdade, captar e reter alunos deve ser uma função e uma responsabilidade de todos. Coordenadores de curso, auxiliares, diretores, mkt, todos devem agir baseados numa política única, institucional. Como exemplo, cito pesquisa que faço nas instituições que tive oportunidade de dirigir, junto a alunos ingressantes. A pergunta é a seguinte: o que te levou a se matricular nesta instituição? Sem muitas diferenças, entre 30 e 40% dos alunos respondem que a indicação de parentes e amigos é que motivaram a decisão. A conclusão é simples: encanta os que estiverem na sua instituição, pois este é que farão a sua imagem.
Qui, 10 de Fevereiro de 2011 14:11
 
Cesar Luis Guimaraes
Após ler com atenção o comentário do Sr. Luis Fernando, acho que hoje. A questão de reter e captar novos alunos, para as instituições esta muito mais ligada a área do Marketing, que a fama da Instituição, ou valor das mensalidades. Nas Instituições Federais a evasão, já e tema em varias reunião. Alem de Divulgar a Instituição deve ser criado novas fermentas para esta nova geração de estudantes.
Qui, 10 de Fevereiro de 2011 14:25
 
Wille Muriel
Um serviço de alta qualidade sempre capta alunos. Estudos indicam que 82% dos clientes de serviços surgem por meio de indicações. Mas isso não descarta a possibilidade de criarmos um setor especializado em captação e retenção (permanência é melhor...) de alunos. As universidades americanas isso é comum. Elas vivem num ambiente altamente concorrido e apresentam grande preocupação com a qualidade acadêmica, mas contam com um setor especializado para captar alunos do mundo inteiro.
Sei que a qualidade acadêmica ainda é um diferencial no mercado brasileiro. Mas a criação deste setor pode profissionalizar ainda mais a nossa gestão universitária. É um bom caminho.
Qui, 10 de Fevereiro de 2011 23:39
 
Bruno Augusto Amador Barreto
Sem um departamento o que temos são os ``Severinos`` que quebram o galho na época do vestibular. Sem ações concretas e pessoal qualificado e focado neste assunto as coisas continuam como estão. Qual outro setor da economia que discute isso que não o educacional? Todos os outros setores sabem o papel fundamental da Comunicação e do Marketing nas suas organizações e nós ainda estamos na era de pensar se precisamos ou não deste departamento. Qual grande empresa não tem um diretor de marketing e de relacionamento com o cliente?
Sáb, 12 de Fevereiro de 2011 13:58
 
Luiz Fernando Gomes Guimarães
Olá Bruno, entendo sua crítica. porém penso que reter e captar alunos não deve ser uma função condicionada a um dado departamento. Por exemplo, é inadmissivel que um estudante tranque matrícula ou peça transferência sem que ocoordenador do curso seja acionado para saber e entender os motivos da solicitação e, se for o caso, verificar possíveis alternativas. A transferência pode ser motivada por um problema interno do curso e o coordenador tem que se envolver. Penso que neste exemplo os intermediários são dispensáveis. E em muitas outras no dia-a-dia de uma IES. Ótimo que a instituição tenha um departamento de mkt ou um setor específico para captação e retenção de alunos. Mas antes de tudo deve haver uma política institucionalizada, de conhecimento de todos os setores que favoreça ações que levem à fidelização, que estimule a divulgação positiva da IES e que, promova uma acolhida profissional e, ao mesmo tempo, calorosa a todos os membros da comunidade.
Sáb, 12 de Fevereiro de 2011 19:27
 
Bruno Augusto Amador Barreto
Exatamente Luiz Fernando. Quando falo do departamento não o imagino como um setor isolado, as ações devem ser articuladas e todos precisam estar envolvidos no processo. Esta é uma tarefa que vai desde o porteiro da IES até os mantenedores, ninguém pode ficar de fora. Todos direta e indiretamente atendem e têm contato com os alunos. No entanto, estas pessoas precisam ser orientadas. Não basta colocar a função de cada um sem que eles saibam desempenhar isso corretamente e sem mensurar os resultados. Não vejo nas IES a mensuração de resultados das ações de captação e de manutenção de alunos. Saber apenas quantos alunos vão fazer o vestibular, estão matriculados ou transferiram por ano, por exemplo, é conhecer apenas superficialmente a IES. E o que pensam estes alunos? Qual a sua relação com a IES? Nossas CPAs têm estas respostas? O coordenador está preparado para atender um aluno insatisfeito que quer transferir? Acho que neste ponto que entra o marketing e a comunicação.
Dom, 13 de Fevereiro de 2011 12:38
 
Gislene Sollar
Bom quero contribuir com a visão da instituição em que atuo hoje. Trata-se de uma Faculdade Online.
Lá a responsabilidade de reter aluno começa com o Tutor que é a pessoa mais próxima do aluno.
Depois existe um departamento específico de retenção.
Já a captação é diferente. Inicia-se com o meu trabalho que é de Relações Institucionais ou mesmo com a indicação do próprio aluno; à partir daí a captação que realizo é bem específica e qualificada e quantificada pela organização que estou em negociação.
Mas meu trabalho não se encerra ai, eu me torno o Hostess desse aluno até entregá-lo ao primeiro dia de aula presencial e apresentá-lo ao tutor. Muitos alunos continuam o relacionamento comigo e ajudam na indicação de novos alunos e/ou empresas parceiras. Com esse modelo temos uma desistência muito pequena hoje gira em torno de 4% no primeiro período apenas, depois disso a desistência é zero. Contribuim ainda nessa visão a facilidade de comunicação aluno e instituição, aluno e mestres, alunos e coordenação etc; enfim a facilidade de se falar e receber uma devolutiva.
abs.
Ter, 22 de Fevereiro de 2011 13:26
 
Abigail França Ribeiro
Alô pessoal. Todos sabem que teremos, nos dias 30 de junho e 1º de julho, o Curso Captação e Retenção de Alunos e Política de Egressos, em Belo Horizonte, promovido pela Carta Consulta. Vamos nos inscrever e captar participantes, divulgando o evento em nossas IES.
Seg, 13 de Junho de 2011 10:56
 
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