Login

Sugestões

Faça o login e visualize as sugestões

Usuários on line

Nós temos 2812 webespectadores online

Revista

Gestão Universitária

Ver perfil Grupos Engenharia de Produção Tópicos Processo de ensino-aprendizagem por meio de Estudos de Caso

As opiniões que aqui são expressadas não representam necessariamente a posição da Rede Mebox.
Os comentários postados são de responsabilidade única e exclusiva de quem os postou.

Processo de ensino-aprendizagem por meio de Estudos de Caso
Discussão iniciada por Mário de Oliveira Andrade , em 04 Março 08:11 AM

A utilização de estudos de casos para o ensino na área de gestão é uma prática muito interessante, porém ainda muito pouco utilizada. As discussões que devem ser realizadas perante uma situação-problema exigem uma mudança de postura dos professores e alunos. Tenho trabalhado no desenvolvimento de casos para a utilização nos curso de Engenharia de Produção e de Logística. Na elaboração de um destes estudos, tomei como base uma oportunidade real: a venda de uma empresa montada para a produção de fécula de mandioca no Distrito Federal. A partir deste caso é possível debater um conjunto bem amplo de assuntos relacionados a diversas discplinas: estratégia, marketing, processos produtivos, comércio internacional, agricultura familiar, oscilações de preço, polítcas de financimanto, tecnologias avançadas (produção de biopláticos). Enfim, caso alguém possua interesse no debate desta abordagem de ensino ou tenha alguma sugestão para a elaboração ou melhoria do exemplo acima, sinta-se a vontade para a discussão no grupo. Obrigado! Abraços!

Responder
Solange Denice Limberger Araujo
Com certeza é uma prática muito útil, contudo depende da forma como o professor a conduz. O metodi utilizado para expor e solucionar o caso pode auxilir no aprendizado ou simplesmente serve para passar o tempo.
Sex, 04 de Março de 2011 09:49
 
Você precisa ser um membro deste grupo antes de poder postar uma resposta.

Copyright © 2013 REDEMEBOX - Todos os direitos reservados

eXTReMe Tracker