Login

Sugestões

Faça o login e visualize as sugestões

Usuários on line

Nós temos 608 webespectadores online

Revista

Gestão Universitária

Veja os grupos de discussão Grupos Registro Acadêmico Tópicos Certificados

As opiniões que aqui são expressadas não representam necessariamente a posição da Rede Mebox.
Os comentários postados são de responsabilidade única e exclusiva de quem os postou.

Certificados
Discussão iniciada por Diana Gomes Siebra , em 20 Abril 04:31 PM

Olá, pessoal,

Gostaria de saber se ainda é permitida a utilização de chancela mecânica para autenticação de certificados. Na era da certificação digital, podemos usar de tal ferramenta?

Responder
Abigail França Ribeiro
Para que tenha valor jurídico, o documento eletrônico necessita ser assinado por portador de certificado digital expedido pelo Governo Brasileiro.
Seg, 22 de Abril de 2013 10:38
 
Diana Gomes Siebra
Mas é para documentos já impresso?
Imagine certificados prontos, pendentes somente de assinatura dos responsáveis. Como facilitar esse processo e não ter que assina-los um a um, e com validade jurídica?
Qui, 25 de Abril de 2013 08:39
 
Tiago Muriel Cardoso
Olá Diana, bom dia!
Podemos trabalhar com as chancelas físicas, mas não creio ser o melhor caminho. Devemos lembrar que vivemos em tempos exponenciais, onde a tecnologia trabalha a nosso favor, mas poderá trabalhar contra em alguns casos. Na falsificação de documentos a tecnologia age contra, desde que não tenhamos a mesma adotada de maneira correta para a produção do procedimento.
Diante disso, não vejo melhor solução, para os documentos já impressos, que fuja da assinatura física dos mesmos. Uma chancela física cairá muito bem, mas seria uma redundância de segurança. Não vejo a chancela física como protagonista neste procedimento e sim como um coadjuvante que irá melhorar um processo robusto.
Um abraço, Tiago Muriel.
Sex, 26 de Abril de 2013 09:40
 
Leticia Cristina da Silva Borges
Ainda, falando de Diplomas e Certificados. Alguém sabe me responder ou me falar mais sobre Diplomas com certificação digital. A USP já utiliza e os formandos recebem uma assinatura digital logo após a colação de grau. O sistema funciona como a certificação já usada no sistema judiciário ou no Cadastro da Pessoa Física (e-CPF), por exemplo. Abraços.
Ter, 14 de Maio de 2013 18:26
 
Tiago Muriel Cardoso
Não conheço muito bem o processo implantado da USP, mas pelo que tenho visto em reportagens e comentários de alguns amigos, não penso ser a melhor opção.

Particularmente, gosto do documentos eletrônico (diplomas, certificados, históricos, declarações) que levem consigo a assinatura, não havendo a necessidade de validação posterior.

O projeto da UNIVAP – Universidade Vale do Paraíba em São José dos Campos/SP, que emite diplomas em formato digital desde 2010, na minha visão é melhor que o implantado pela USP. Penso que entregar ao aluno um certificado para acesso, seja fora de propósito uma vez que temos no documentos assinado, certificado digitalmente todas as garantias necessárias.

Vejo que em alguns projetos, ao invés de irem por um lado simples, o famoso feijão com arroz, não é o objetivo. No Brasil, ainda temos o famoso “pra que facilitar se eu posso complicar?” e penso ser este o caso específico da USP na questão dos diplomas eletrônicos. Para que o aluno necessita de um certificado digital na expedição do seu diploma? Não faz o menor sentido. Isso é proposta de quem conhece tecnologia, sem conhecer processos e procedimentos acadêmicos ou pessoas que conhecem os processos e procedimentos acadêmicos sem conhecer tecnologia. Não conseguiram unir as duas coisas e isso causará danos ao projeto.

A UNIVAP cometeu um erro (no meu ponto de vista) em seu projeto e isso comprometeu todo funcionamento do mesmo. Acho que a USP está seguindo para o mesmo caminho. Não aprendeu com a irmã que inovou. Vejo a UNIVAP no direito de errar, por ter sido pioneira, mas não vejo a USP com o mesmo direito.

Para finalizar... quer um bom projeto para registro de diploma e diplomas eletrônicos? Pegue o projeto da UNIVAP e o simplifique. Se precisarem de ajuda estou à disposição na CONSAE.

Abraços, Tiago.
Qua, 15 de Maio de 2013 07:46
 
Você precisa ser um membro deste grupo antes de poder postar uma resposta.

Copyright © 2013 REDEMEBOX - Todos os direitos reservados

eXTReMe Tracker