Login
Sugestões
Rede Mebox!
Usuários on line
As opiniões que aqui são expressadas não representam necessariamente a posição da Rede Mebox.
Os comentários postados são de responsabilidade única e exclusiva de quem os postou.
É preciso criar mecanismos de alerta que podem se utilizar dos dados do controle e registro acadêmico para orientar ações de retenção de alunos, por exemplo. Mais que estes mecanismos a automatização do lançamento da frequência escolar, através da utilização de cartões de acesso à sala de aula ou o lançamento on line da frequência, pode informar em tempo real quem está frequente ou não. Muitas vezes os dados que chegam ao registro acadêmico estão desatualizados, por exemplo: alguns professores têm o hábito de lançar frequência e notas de avaliações no final do mês, vão lançando provisoriamente no diário e depois lançam definitivamente ou o próprio registro muitas vezes é lançado em um perÃodo definido do mês.
Para se criar mecanismos de alerta e um processo que possa ser auditado, por quem tem a incumbência de "cuidar" dos alunos, informações defasadas já não podem demonstrar a realidade do momento: a falta de um aluno por um mês seguido só será sentida quando tivermos essa informação em mãos e aà o que fazer ?????
Dê uma olhada no Comentário de Wille Muriel no Grupo de Coordenadores, na discussão sobre contratar um bom coordenador.
Abigail
Um sistema afinado é sem dúvida um ótimo aliado. O compromisso de todos os envolvidos no processo, o professor lançar diariamente a freqüência, ter um departamento que a Secretaria Acadêmica possa encaminhar o aluno para um acompanhamento mais próximo. São ações simples, mas que fazem toda a diferença.
Não é uma tarefa muito fácil, sendo, que os professores foram orientados a retirar e devolver os diários de classe ao final do expediente e isso na prática não ocorre. Para os que entregam, a Secretária Acadêmica verifica e entra em contato com os respectivos alunos.
Realmente é um problema muito sério e precisamos encontrar soluções mais eficientes, eficazes e efetivas.
Quando o aluno manifesta interesse em trancar ou cancelar a matrÃcula, tentamos reverter a situação conversando e encaminhando ao Coordenador de Curso, para que ele possa identificar o problema e lhe oferecer alternativas concretas e favoráveis de permanência no Curso.
deve se ter a equipe responsável para este tipo de ação, desde o contato, e o todo o trabalho para não deixar o aluno evadir.
é importante que estes dados sejam registrados, para que possam ser mensurados e termos um eficaz controle de quantos alunos forem conseguidos trazer de volta, o real motivo dos que abandonaram e definir ações para combater desistências/evasões.