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Inclusão Escolar
Discussão iniciada por Soraya Barbosa , em 24 Janeiro 10:58 PM

Muito se tem falado sobre Inclusão Escolar mas, o que de fato é a Inclusão Escolar? Ela está existindo realmente? O que os surdos acham? Eles gostam? Eles preferem uma escola específica para surdos?

Vamos pensar?

Responder
Tiago Muriel Cardoso
Olá Soraya, boa noite. Não tenho nenhuma experiência nesse assunto, mas acredito que separar, apesar de parecer ruim, seria menos ruim que deixar essas pessoas especiais em salas comuns com professores despreparados. Vai ser um grande aprendizado participar desse grupo. Um abraço a todos.
Ter, 25 de Janeiro de 2011 21:37
 
Ana Carolina Machado Ferrari
Olá Soraya, fui pedagoga na Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos e hoje sou pedagoga do CERAI - Centro de Referência em atenção e inclusão do aluno, na Universidade FUMEC. Se nos basearmos pela legislação, a inclusão já é um direito desde a criação da Cartilha dos diretiros humanos, em 48, e reforçada através da nossa Carta Magna, a Constituição Federal de 1988 que garante à todos os mesmos direitos. infelizmente, nossas políticas públicas inclusivas não são cumpridas, seja no ambiente escolar, seja no ambiente não escolar. O governo não possui fiscais suficientes´, quantitata e qualitativamente falando, para não só verificar mas, principalmente, orientar como se deve ocorrer o processo inlcusivo. As escolas, por sua vez, não possuem profissionais preparados para lidarem com a diversidade mas são obrigadas a receberem todos os alunos. A educação, por si só, já lida com múltiplas culturas, uma vez que cada aluno é único e, mesmo assim, insiste em tratar os alunos como "iguais", criando receitas de bolo para se ensinar a todos ao mesmo tempo... Por isso que essa "tal inclusão" é tão complicada e gera tantas polêmicas.... Tem que se incluir o negro, o homossexual, o PCD, a mulher..... Fica mais fácil fazermos vista grossa e fingirmos que incluimos quanto, no muito, integramos nossos alunos. Quanto aos surdos, com a lei 10436/2002, regulamentada pelo decreto 5626/05, o intérprete de libras passa a ser visto como protagonista na educação do surdo (embora a profissão tenha sido regulamentada somente em 2010!!) porém, o que vemos em inúmeras IES do país são processos de alunos surdos reinvidicando seu direito de acesso à todas as informações, direito esse garantido por lei. Sem contar o despreparo de muitos profissionais que fazem um curso básico de Libras e acreditam estarem prontos à interpretarem as falas dos professores. Demonstram, não somente despreparo como irresponsabilidade. Sou uma das responsáveis pela banca de avaliação para dos Intérpretes de Libras da universidade FUMEC, por também profissional da área e percebo que, nem todos mas muitos novos intérpretes desconhecem a cultura surda. Muitos surdos que convivem comigo acreditam que uma escola especial para surdos ampliaria a segregação e contribuiria para a falência ou "deficiência" do processo inclusivo. Outros, já acreditam que a escola especial, por ter como público alvo o surdo, já daria "conta do recado". Acredito que não se pode mais falar em falta de informação pois com a era tecnologica que vivemos, informação é o que não falta. O que falta é interesse pelos participantes do processo: todos nós...
Dom, 30 de Janeiro de 2011 20:59
 
Abigail França Ribeiro
Bem vinda Ana Carolina.
Sua fala é doída. Mas necessária. As IES precisam ser alertadas, convocadas. Elas sim, chamadas à inclusão no processo de pensar a questão, de propor estratégias, soluções. É preciso qualificar profissionais - mas qualificar bem, com eficiência.
Vamos pensar na possibilidade de realizar um evento paraas IES sobre a qualificação de docentes?
Grande abraço.
Dom, 30 de Janeiro de 2011 21:38
 
Ana Carolina Machado Ferrari
Olá Abigail,

Essa é a proposta que gostaria de lhe fazer (lembra do email? rsrsrsrs).
Vou encaminhar um email para vc para tratarmos sobre isso.

Grande abraço.
Dom, 30 de Janeiro de 2011 21:54
 
Abigail França Ribeiro
Soraya,
Veja a petição pública referente ao INES.
Qua, 30 de Março de 2011 10:39
 
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