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Edilma Cotrim da Silva
Abigail, A figura do coordenador tanto nas istituições públicas como nas particulares representam a gestão dos cursos que eles respondem. O que deixa indignação é a falta de reconhecimento e critérios estabelecidos além das regrinhas criadas nos regimentos próprios das instituições.
A importância de um coordenador é impar, porém ele precisa de autonomia e isso é "dado" apenas aos Diretores.
Seg, 24 de Janeiro de 2011 10:49
 
Evandro Luiz Echeverria
A verdade é que a maioria das IES não estão preparadas para as ondas de mudanças provocadas constantemente pela legislação.
Além disso, as IES ainda vivem sob os moldes da federais, com grandes estruturas, que precisam ser atualizadas, como foram as corporações eliminando uma série de "entraves" e colocando a decisão próxima da área de operação. Mas, me pergunto se os coordenadores estão realmente preparados para assumir a "produção" do curso?!?!?
Seg, 24 de Janeiro de 2011 16:18
 
Abigail França Ribeiro
Estes são os nossos dois grandes problemas: coordenadores "prontos" e IES que vivem no passado; e algumas, poucas IES, dispostas à mudanças, com coordenadores despreparados.
Tivemos uma boa experiência no final de 2010 - o Prof. Wille Muriel e eu, num curso de Registro Acadêmico para Coordenadores, aqui em Beagá.
O PCCC ministrado na modalidade EAD pela Carta Consulta tem sido de grande valia para muitos coordenadores.
A grande verdade, é que só começamos a caminhar, nessa importante questão que é a Gestão Educacional. Chegaremos lá!
Seg, 24 de Janeiro de 2011 16:28
 
Claiton Muriel Cardoso
É preciso criar mecanismos de alerta que podem se utilizar dos dados do controle e registro acadêmico para orientar ações de retenção de alunos, por exemplo. Mais que estes mecanismos a automatização do lançamento da frequência escolar, através da utilização de cartões de acesso à sala de aula ou o lançamento on line da frequência, pode informar em tempo real quem está frequente ou não. Muitas vezes os dados que chegam ao registro acadêmico estão desatualizados, por exemplo: alguns professores têm o hábito de lançar frequência e notas de avaliações no final do mês, vão lançando provisoriamente no diário e depois lançam definitivamente ou o próprio registro muitas vezes é lançado em um período definido do mês.
Para se criar mecanismos de alerta e um processo que possa ser auditado, por quem tem a incumbência de "cuidar" dos alunos, informações defasadas já não podem demonstrar a realidade do momento: a falta de um aluno por um mês seguido só será sentida quando tivermos essa informação em mãos e aí o que fazer ?????
Sáb, 29 de Janeiro de 2011 20:25
 
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