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Gestão Universitária

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Marcus Vinicius Gava
Caros,
Convido a todos a ler o artigo do Prof. Bittencourt, intitulado “Mudanças no peso do CPC e seu impacto nos resultados de avaliação em universidades federais e Privadas”. www.scielo.br/pdf/aval/v15n3/08.pdf
Tal artigo faz um exercício interessante mudando os pesos dos 8 quesitos que compõem o calculo do CPC, mostrando claramente a forma que o MEC/INEP, privilegia a IES federais em detrimento das IES provadas.
Vale a pena a leitura e reflexão.
Janete Aparecida Pereira MeloJanete Aparecida Pereira Melo em Ter, 15 de Março de 2011 17:20

Excelente sugestão de leitura. Obrigada!

Ter, 15 de Março de 2011 09:00
 
Abigail França Ribeiro
Compartilhando a informação:

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
INSTITUTO DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEXEIRA – INEP
DIRETORIA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR – DAES
COORDENAÇÃO-GERAL DE CONTROLE DE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Caros (as) Coordenadores (as),

A Diretoria de Avaliação da Educação Superior – DAES está realizando um estudo sobre o 2º Ciclo Avaliativo do Sinaes cujo universo de caracterização são os cursos avaliados no Enade 2005 -2008, nas áreas de: Arquitetura e Urbanismo, Biologia, Ciências Sociais, Computação, Engenharia, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia, Química, Tecnologia em Alimentos, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Tecnologia em Automação Industrial, Tecnologia em Construção de Edifícios, Tecnologia em Fabricação Mecânica, Tecnologia em Gestão de Produção Industrial, Tecnologia em Manutenção Industrial, Tecnologia em Processos Químicos, Tecnologia em Redes de Computadores e Tecnologia em Saneamento Ambiental.
O instrumento de avaliação dos cursos de graduação é baseado nas três dimensões (1-organização didático-pedagógica; 2-corpo docente, corpo discente e corpo técnico-administrativo; 3-instalações físicas). Os respectivos indicadores de análise colaboram de forma quantitativa e qualitativa para a melhoria da educação superior, por isso, o curso que atinge conceito 3 ou mais indica que a instituição possui ações em seu contexto acadêmico e social que certamente contribuem para este resultado. Neste sentido, este estudo busca conhecer as ações desenvolvidas, bem como atividades, processos e/ou metodologias empregadas para o alcance do padrão mínimo de qualidade alcançado pelo curso sob a sua coordenação.
Considerando a sua função na gestão do curso de graduação participante deste 2º Ciclo Avaliativo do SINAES, solicitamos sua especial colaboração no sentido de responder às questões abaixo apresentadas, podendo contar com participação dos docentes dos cursos e também, no caso de troca da gestão solicitar contribuições do coordenador anterior.

QUESTÕES

I - DESTAQUE TRÊS AÇÕES, EM CADA UMA DAS DIMENSÕES ABAIXO, QUE NA SUA OPINIÃO, JUSTIFICAM O BOM DESEMPENHO DO RESULTADO DA AVALIAÇÃO DO SEU CURSO:

a.Organização didático-pedagógica: (implementação de políticas institucionais; instâncias coletivas; projeto pedagógico do curso; ementas e/ou programas, bibliografias; atividades acadêmicas, estágio e/ou TCC; avaliação; atenção aos discentes e outros)

b. Corpo docente e corpo técnico-administrativo: (formação e/ou experiência dos docentes; NDE; formação e/ou experiência dos técnico-administrativos; produção de material didático ou cientifico e outros).

c.Instalações físicas: (espaço físico; laboratórios, acervo bibliográfico e outros)

II - QUAIS INDICADORES E RESULTADOS DOS INSTRUMENTOS DO SINAES SÃO ANALISADOS E UTILIZADOS NA GESTÃO DO CURSO PARA A IMPLANTAÇÃO DAS AÇÕES ACADÊMICAS E ADMINISTRATIVAS?

III - COMENTÁRIOS ADICIONAIS (Medidas implementadas e/ ou planejadas para garantir a qualidade dos resultados dos cursos)

Agradecendo sua colaboração, solicitamos que retorne suas respostas até o dia 22 de março de 2011, no e-mail: estudos.sinaes@inep.gov.br
Ana Paula de Siqueira Gaudio
Coordenadora - Geral de Controle de Qualidade da Educação Superior
Telefone: (61) 2022-3421
e-mail: anapaula.gaudio@inep.gov.br

Dom, 13 de Março de 2011 14:44
 
Wille Muriel
Próximo encontro IHE - Administração Acadêmica & Universitária. Veja o que será discutido:
EIXO D: REGULAÇÃO E AVALIAÇÃO
•Módulo 7: Legislação Educacional do Ensino Superior Brasileiro (de 30 de maio a 1 de junho de 2011). PRESENCIAL - BELO HORIZONTE - HOTEL SAN DIEGO.
•Módulo 8: Avaliação Institucional (de 2 de junho a 28 de agosto de 2011). EAD.

Promoção para membros do Grupo IHE Place:
Módulo 7: R$ 750,00 (aluno ouvinte especialmente convidado, membro do IHE Place).

Vagas limitadas. Interessados favor encaminhar mensagem por esta rede.
Saudações Acadêmicas & Universitárias!
Prof. W. Muriel

Ter, 08 de Março de 2011 18:42
 
Abigail França Ribeiro
Eu não sei muito bem o que pensar do ENADE. Gosto do SINAES. Gosto de avaliação. Entendo que é preciso avaliar os alunos. Mas, vejo com preocupação os problemas do ENADE. Também acho que instituições e professores deveriam ser avaliados antes dos alunos. Lamentavelmente, a avaliação começou pelos alunos...
Qua, 02 de Março de 2011 20:50
 
Taquinho Costa
Boa Edilma! Você é das minhas.
E enquanto você não vai pra lá, nossas IES amargam notas 2, 1, Zero......parece até contagem regressiva de lançamento de foguete.
Chega ao ponto do MEC cortar centenas (mais de quinhentas vagas) de medicina, por que as ies não alcançaram nota. Isso é um absurdo.
Confira no tópico acima.
Ter, 01 de Março de 2011 10:10
 

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