Login
Sugestões
Rede Mebox!
Usuários on line
As opiniões que aqui são expressadas não representam necessariamente a posição da Rede Mebox.
Os comentários postados são de responsabilidade única e exclusiva de quem os postou.
Concordo em parte contigo, César.
Penso que é complicado a gente acompanhar a geração Y. As demandas deles são bem diferentes da minha, e certamente da sua, quando estavávamos no lugar deles.
Tenho lido bastante coisa a respeito da importância do professor em sala de aula. Como em qualquer atividade profissional, o ser humano aumenta a qualidade do que faz na medida em que vai adquirindo mais experiência, ou seja, na medida em que vai ficando mais velho. O paradoxo está extamente aqui. Quanto mais velho, mais experiente, menos resiliente. Essa moçada está entrando com um gás totalmente novo e com expectativas fora da realidade das nossas escolas. Suas construções mentais são por conexões mais velozes e sua forma de expressar também, por vezes, são radicalmente diferentes das nossas.
Mas a gente deve se lembrar de um aspecto importante: a universidade é a instituição que coloca o sujeito na caixinha. É a universidade que dá condições dessa molecada se encaixar nos nossos sistemas empresariais altamente hierarquizados, verticalizados. Claro que há os Facebooks da vida, as Microsofts da vida, empresas onde há liberdades e tudo é muito horizontal. Mas essas ainda são excessões.
E um outro aspecto, que considero importante, é que para acompanhar essas mudanças as IES teriam que ter muita grana para capacitar professores e dotar as salas de aula de recursos tecnológicos que ajudem na interação. Quanto custaria uma mensalidade nestas condições?
Acho importante a gente deixar bem marcado no terreno o ideal e o real. Estou no magistério superior há 15 anos, mas tenho amigos que já deveriam ter parado e continuam aÃ, colaborando. Para mim, que estou na faixa dos 40, já está difÃcil acompanhar a velocidade das mudanças tecnológicas, imagine para os meus mestres!
Essa galera não vai evadir em massa. Eles também vão precisar da nossa ajuda para ingressar no mercado de trabalho. E para isso acontecer, também vão precisar ser resilientes.
Abraços.
Atuo a mais de 10 anos como professora universitária tanto na graduação como na pós graduação, presencial e a distância e tenho identificado e minhas pesquisas comprovam que um dos fatores para captar e reter o acadêmico é a competência do professor, desta forma se faz necessário capacitar, pensar na formação continuada desse professor, não de forma instrumental, mas pensando em uma visão mais crÃtica da educação. Outro ponto é perceber que nossos acadêmicos, na sua grande maioria são nativos digitais, desta forma pensam e agem conforme a demanda do contexto atual e a IES e os professores, falam outra linguagem.
É isso mesmo, Kenia. Os dados disponÃveis na Secretaria Acadêmica devem ser usados para definição de estratégias que impeçam a evasão, por exemplo, e promovam a manutenção do aluno na IES.