Login

Sugestões

Faça o login e visualize as sugestões

Usuários on line

Nós temos 2216 webespectadores online

Revista

Gestão Universitária

Veja os grupos de discussão

As opiniões que aqui são expressadas não representam necessariamente a posição da Rede Mebox.
Os comentários postados são de responsabilidade única e exclusiva de quem os postou.

Mural do Grupo
Wille Muriel
Prezados, iniciei hoje um trabalho de aprofundamento sobre o tema Recrutamento: Captação e Retenção de Alunos e Política de Egressos. Este aprofunamento é parte do Módulo 6 do IHE Administração Acadêmica & Universitária. Estamos com 40 membros iniciando este tema hoje.

Esta foi a mensagem de abertura:

"Prezados Participantes do IHE Place. Vamos iniciar nossas discussões sobre Captação, Retenção e Políticas de Egressos. Esta reconstrução teve por referência o modelo de recrutamento utilizado pelas universidades americanas. Como a nossa realidade é bem diferente, vamos avançar na adaptação e na criação do modelo brasileiro devidamente adaptado para aplicação em IES brasileiras.
O primeiro aspecto refere-se à estrutura organizacional na IES para a gestão deste processo. A minha abordagem será a “da situação ideal” para a “situação possível”, indicada e reconstruída por meio deste fórum para cada realidade institucional.
Em nosso encontro presencial de 21 a 23 de fevereiro de 2011, discutimos sobre a implantação de uma Pró-Reitoria de Marketing, ou estrutura semelhante para a gestão do marketing na IES. A tarefa foi a de indicar uma estrutura geral de gestão de marketing para ser aplicada em qualquer tipo de IES. A estrutura apontada foi a seguinte:
(continua...)"

Para participar vocês devem entrar como membros do grupo IHE Place. Assim terão a oportunidade de aprofundar neste debate, com os alunos do IHE.

Grande abraço!
W. Muriel
Ter, 15 de Março de 2011 08:54
 
Paulo Roberto La Selva
Prezada Abigail, concordo plenamente. A captação na imagem da Instituição, no processo seletivo, nos atendimento, no olhar dos professores, funcionários, corpo diretivo, e é lógico no conteúdo, nas ações para que o aluno sai para o mercado de trabalho, no aprendizado. Todos devem se envolver, desde o pessoal da limpeza até o Reitor, Diretor, Presidente. Ações simples captam atenção dos alunos e da comunidade. É necessário um grupo específico de profissionais atuando em estratégias de captação, mas desde que os mesmos tenham liberdade para expor de praticar suas idéias e habilidades. É verdade, nossas IES precisam esquecer o próprio umbigo, e prestar atenção no que está acontecendo à sua volta. É o momento de mudarmos pensamentos egocêntricos e dar ouvidos à simplicidade.

Abigail França RibeiroAbigail França Ribeiro em Seg, 14 de Março de 2011 19:53

É isso mesmo, professor. Precisamos nos preocupar menos com o Ensino, e mais com a Aprendizagem. Nosso objetivo é a aprendizagem do aluno. O bem estar do aluno. A satisfação do aluno.

Seg, 14 de Março de 2011 16:24
 
Evandro Luiz Echeverria
Concordo com o Carlos Eduardo na questão da manutenção. Esse é um quesito básico - fidelizar o aluno - e que as IES não percebem o quanto é mais barato mantê-lo do que captar outro novo. Aspecto básico de marketing e vendas. Falar que o professor vai fazer isso, não acredito. Para isso é preciso compromisso, comprometimento, o que nos leva a gestão participativa, que não tem sido muito bem aplicada nas instituições de um modo geral.
Acredito que as IES estão muito preocupadas na disputa pelo mercado sem criar um clima interno favorável.
Na disputa pelo mercado, a oferta é sempre a mesma "qualidade" e preço. A grande questão para conquista e retenção de alunos passa por um re-pensar do que está sendo ofertado. Qual valor está sendo agregado ao aluno. Mas, acredito, não se trata de tentar acompanhar a concorrência, trata-se de ofertar algo que realmente o aluno entenda como importante e que diferencie a IES.
Qui, 03 de Março de 2011 07:32
 
Carlos Eduardo de Araújo Nogueira
Na minha opinião, todos na instituição são responsáveis pela captação, mesmo que exista um departamento que centralize as ações "oficiais".
Se eu estiver errado, me corrijam. Nossas instituições estão se especializando em captar alunos, mas estão deixando de lado a manutenção. Tenho visto artigos de colegas e pesquisas que reforçam a importância do professor na manutenção do aluno na faculdade. Só que ninguém acompanha adequadamente o que os professores fazem em sala de aula, o que dizem e como se comportam em relação aos alunos. Um aluno evade na cara do professor e nós só vamos saber quando não há mais jeito de recuperá-lo. Há instituições com processos de controle muito avançados, muitos eletrônicos. quando um aluno começa a faltar e há uma sequência, imediatamente um luz amarela deveria acender ou e-mail de alerta deveria ser disparado para o coordenador ou para a psicopedagôga ou para o reitor. Alguém precisa saber o que está acontecendo!!!!!
Qua, 02 de Março de 2011 20:29
 
Gislene Sollar
Obrigada Wille, realmente o trabalho que realizo é muito importante para a IES que atuo.
abs.
Seg, 28 de Fevereiro de 2011 10:25
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 Próximo > Fim >>

Copyright © 2013 REDEMEBOX - Todos os direitos reservados

eXTReMe Tracker