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Captação e Retenção de Alunos
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Pois é. Ainda há muito por fazer. Apesar de todo esforço desenvolvido, desde 1998, o que andamos ainda é muito pouco. Já sabemos o que é PDI; o que é PPI; o que é PPC (lembram-se da Profa. Maria Umbelina nos ensinando?). Mas alunos não sabem, professores não sabem, instituições não sabem. Recebo emails de coordenadores de cursos, diretores acadêmicos, gestores, que não têm a menor idéia do que seja uma matriz curicular, sua organizaçao, construção, adequação. IES criam cursos sem qualquer cuidado, sem qualquer avaliação, com o maior descaso... e depois reclamam da falta de inscrições ao processo seletivo! Nossos professores sequer sabem demostrar para os alunos seus planos de ensino...
Seg, 28 de Março de 2011 21:36
Pois é Carlos, assino em baixo. Só acrescento algo. Quando falamos da IES agregar valor à formação estamos falando não só do Projeto Pedagógico do Curso como, também, do Projeto Pedagógico Institucional. O primeiro está (ou deveria estar) articulado com o segundo. E aà você tem plena razão: são poucos os que conhecem ou, se conhecem, vêm significado num e noutro.
Qui, 24 de Março de 2011 10:28
Vou um pouco mais além, Luiz Fernando. Quem sabe o que está vendendo?
Na minha experiência sobre este assunto, ainda não vi nenhuma IES "vender" seu projeto pedagógico. O diferencial de um curso em relação aos outros é a proposta pedagógica. O engessado "perfil do egresso", que vem junto com as DCN, ajuda a dar o direcionamento para a construção da matriz do curso. Mas são poucos os educadores que param para ler e compreender o que elas querem dizer. E o projeto pedagógico não se limita a isso.
Então, o que a gente vê? Um discurso vulgar que todas usam: melhor estrutura, cursos reconhecidos pelo MEC, "professores ALTAMENTE qualificados"... blá blá blá! Ninguém vende o que é realmente o produto, o projeto pedagógico. Mas sabe porque não se vende o PP?! Porque ninguém o conhece de verdade! Nem mesmo o gestor do curso, o coordenador. O camarada só vai tomar pé quando vem a comissão! Se for falar de PPI!!!!! Qual gestor leu o PPI da sua IES?
Algumas IES possuem equipes de captação de alunos. Perguntem a eles, vocês conhecem os projetos pedagógicos dos cursos que estão vendendo? Adianto a resposta, porque já fiz essa pergunta a várias: NÃO!
Normalmente, quando uma IES quer lançar um curso novo, o diretor acadêmico chama um amigo e pede para ele montar o curso. Quantos de nós sabe exatamente o que é um projeto pedagógico? (Claro que estou perguntando para um grupo que realmente sabe o que é.) Então, o que acontece? O professor, na melhor das suas intenções, monta "uma grade curricular", muitas das vezes copiando outra(s) grade(s) de outra(s) escola(a). Ora, isso não é um projeto pedagógico! Isso é uma cópia barata, uma plágio safado, de uma matriz curricular que também não é um projeto pedagógico e por aà vai. É por isso que ninguém vende o que realmente é o curso.
Vocês da CONSAE, Clayton, Roberta, Abigail, que estão aà dando assistência à escolas por toda parte, deveriam ensinar como fazer um projeto pedagógico que venha a se traduzir num produto realmernte único para aquela IES. Se precisarem de alguém para ajudá-lo a fazer isso, me convoquem. E falando de gestão, quando o aluno entra na IES ninguém apresenta para ele o que é o projeto pedagógico. O menino não sabe o que comprou. A matriz curricular não é o produto, é apenas parte dele. Perguntem a seus alunos quantos já leram o PP do curso que comprou. Eu adianto a resposta: nenhum!
Na minha experiência sobre este assunto, ainda não vi nenhuma IES "vender" seu projeto pedagógico. O diferencial de um curso em relação aos outros é a proposta pedagógica. O engessado "perfil do egresso", que vem junto com as DCN, ajuda a dar o direcionamento para a construção da matriz do curso. Mas são poucos os educadores que param para ler e compreender o que elas querem dizer. E o projeto pedagógico não se limita a isso.
Então, o que a gente vê? Um discurso vulgar que todas usam: melhor estrutura, cursos reconhecidos pelo MEC, "professores ALTAMENTE qualificados"... blá blá blá! Ninguém vende o que é realmente o produto, o projeto pedagógico. Mas sabe porque não se vende o PP?! Porque ninguém o conhece de verdade! Nem mesmo o gestor do curso, o coordenador. O camarada só vai tomar pé quando vem a comissão! Se for falar de PPI!!!!! Qual gestor leu o PPI da sua IES?
Algumas IES possuem equipes de captação de alunos. Perguntem a eles, vocês conhecem os projetos pedagógicos dos cursos que estão vendendo? Adianto a resposta, porque já fiz essa pergunta a várias: NÃO!
Normalmente, quando uma IES quer lançar um curso novo, o diretor acadêmico chama um amigo e pede para ele montar o curso. Quantos de nós sabe exatamente o que é um projeto pedagógico? (Claro que estou perguntando para um grupo que realmente sabe o que é.) Então, o que acontece? O professor, na melhor das suas intenções, monta "uma grade curricular", muitas das vezes copiando outra(s) grade(s) de outra(s) escola(a). Ora, isso não é um projeto pedagógico! Isso é uma cópia barata, uma plágio safado, de uma matriz curricular que também não é um projeto pedagógico e por aà vai. É por isso que ninguém vende o que realmente é o curso.
Vocês da CONSAE, Clayton, Roberta, Abigail, que estão aà dando assistência à escolas por toda parte, deveriam ensinar como fazer um projeto pedagógico que venha a se traduzir num produto realmernte único para aquela IES. Se precisarem de alguém para ajudá-lo a fazer isso, me convoquem. E falando de gestão, quando o aluno entra na IES ninguém apresenta para ele o que é o projeto pedagógico. O menino não sabe o que comprou. A matriz curricular não é o produto, é apenas parte dele. Perguntem a seus alunos quantos já leram o PP do curso que comprou. Eu adianto a resposta: nenhum!
Qui, 24 de Março de 2011 10:17
Penso que o grande desafio de nossas instituições de ensino superior para a captação e retenção do aluno é demonstrar que ela (Instituição) é capaz de agregar valor à formação do indivÃduo. Enquanto a preocupação for somente obter um diploma, qualquer escola e qualquer serviço servirá.Esta agregação de valor poderá vir de diversas formas: reconhecimento do mercado, excelência do ensino, modelo inovador de formação, etc. O problema é que, quase todas as IES se repetem, seja no curriculo, seja na metodologia e aà passam a vigorar outros quesitos como preço, instalações fÃsicas somente, facilidades de aprovação etc, etc, etc
Qui, 24 de Março de 2011 08:43
Como tenho acompanhado os assuntos, acho que IES tem um grande desafio pela frente não basto captar os estudantes, mas sim seduzido este pelo perÃodo que esta na Instituição, e após quando formato para sim que seja um membro ativo e participativo da Instituição.
Qui, 24 de Março de 2011 08:26