Login
Sugestões
Rede Mebox!
Usuários on line
As opiniões que aqui são expressadas não representam necessariamente a posição da Rede Mebox.
Os comentários postados são de responsabilidade única e exclusiva de quem os postou.
Estou chegando agora e entendo que é uma gestão bem difÃcil a do egresso de EaD. Realmente é um grande desafio.
Você conhece alguma pesquisa sobre a percepção do mercado com relação ao pessoal formado por essa via?
Abraço,
Conheço diversas, eis uma delas:A prática educacional do pedagogo em espaços formais e não-formais
Maria Marina Dias Cavalcante
Eveline Andrade Ferreira
Isabel Magda Said Pierre Carneiro
A prática educacional do pedagogo
em espaços formais e não-formais
Resumo
Discute a reformulação do Curso de Pedagogia a partir de análises acerca da
constituição identitária do profissional pedagogo e de suas possibilidades de inserção
no mercado de trabalho. Para tanto, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com
52 alunos e 47 egressos do Curso de Pedagogia da UECE e com representantes de sete
empresas que admitem pedagogos em seus quadros funcionais. Os resultados apontam
novas possibilidades de atuação para o pedagogo, assim como dificuldades comuns Ã
docência a ao trabalho na empresa capitalista. Conclui-se que o delineamento preciso
do campo de atuação do pedagogo demanda um aprofundamento da discussão nas IES,
considerando as experiências em ambientes escolares e não-escolares, assim como as
determinações advindas de legislação especÃfica.
Palavras-chave: pedagogia; formação profissional; pedagogo.
Através do processo de gestão de egresso em perfeita harmonia aos demais processos de gestão do ensino a distância, devemos ampliar as discussões sobre os preceitos polÃticos pedagógicos preconizados pela (SEED/MEC, 2007), ao considerar que a gestão no ensino a distância prioriza o modelo de gestão por processo, o que favorece o seu pleno desenvolvimento e conseqüente alcance de suas metas estabelecidas, metas estas que devem necessariamente levar em conta que o investimento para a formação de profissionais representa o atendimento em termos de qualificação para atender à um mercado de trabalho cada vez mais exigente.
Portanto a gestão de egresso consiste num dos processos de gestão tão ou mais importante quanto aos demais e, em última instância, todos estes processos interatuam e somente podem ser plenamente desenvolvidos à medida que se assegure esta interdependência ancorada na legislação em vigor.
Através das discussões sobre este tópico, poderemos obter uma visão panorâmica sobre gestão de egresso no ensino a distância.
Grata