Login

Sugestões

Faça o login e visualize as sugestões

Usuários on line

Nós temos 3340 webespectadores online

Revista

Gestão Universitária

Veja os grupos de discussão

As opiniões que aqui são expressadas não representam necessariamente a posição da Rede Mebox.
Os comentários postados são de responsabilidade única e exclusiva de quem os postou.

Mural do Grupo
Laura Cristina Nardi
Olá Pessoal, tudo bem? Gostaria de uma ajuda, se possível. O Curso em que trabalho (Pedagogia) é presencial. Gostaria de saber onde encontro legislação que fale sobre a porcentagem de atividades que podem ser realizadas a distância, dentro da carga horária do curso. O que é permitido por lei?
Muuuuito obrigada. Abraços a todos,
Qui, 07 de Abril de 2011 18:44
 
Abigail França Ribeiro
Não deixem de ler o Clipping Educacional de hoje. Está muito, muito, bom!
Ter, 29 de Março de 2011 10:56
 
Abigail França Ribeiro
Vocês viram no Clipping Educacional de Hoje, em Editoriais, artigos e opiniões, o texto "Abrir as mentes é essencial para mostrar o que se produz no meio acadêmico brasileiro e permitir a atualização de nossos cientistas", de José de Souza Martins. Foi publicado no O Estado de São Paulo.
Não dá prá não ler!
Ter, 22 de Março de 2011 11:00
 
Wille Muriel
Prezados, iniciei hoje um trabalho de aprofundamento sobre o tema Recrutamento: Captação e Retenção de Alunos e Política de Egressos. Este aprofunamento é parte do Módulo 6 do IHE Administração Acadêmica & Universitária. Estamos com 40 membros iniciando este tema hoje.

Esta foi a mensagem de abertura:

"Prezados Participantes do IHE Place. Vamos iniciar nossas discussões sobre Captação, Retenção e Políticas de Egressos. Esta reconstrução teve por referência o modelo de recrutamento utilizado pelas universidades americanas. Como a nossa realidade é bem diferente, vamos avançar na adaptação e na criação do modelo brasileiro devidamente adaptado para aplicação em IES brasileiras.
O primeiro aspecto refere-se à estrutura organizacional na IES para a gestão deste processo. A minha abordagem será a “da situação ideal” para a “situação possível”, indicada e reconstruída por meio deste fórum para cada realidade institucional.
Em nosso encontro presencial de 21 a 23 de fevereiro de 2011, discutimos sobre a implantação de uma Pró-Reitoria de Marketing, ou estrutura semelhante para a gestão do marketing na IES. A tarefa foi a de indicar uma estrutura geral de gestão de marketing para ser aplicada em qualquer tipo de IES. A estrutura apontada foi a seguinte:
(continua...)"

Para participar vocês devem entrar como membros do grupo IHE Place. Assim terão a oportunidade de aprofundar neste debate, com os alunos do IHE.

Grande abraço!
W. Muriel
Ter, 15 de Março de 2011 08:56
 
Abigail França Ribeiro
Compartilhando a informação:

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
INSTITUTO DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEXEIRA – INEP
DIRETORIA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR – DAES
COORDENAÇÃO-GERAL DE CONTROLE DE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Caros (as) Coordenadores (as),

A Diretoria de Avaliação da Educação Superior – DAES está realizando um estudo sobre o 2º Ciclo Avaliativo do Sinaes cujo universo de caracterização são os cursos avaliados no Enade 2005 -2008, nas áreas de: Arquitetura e Urbanismo, Biologia, Ciências Sociais, Computação, Engenharia, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia, Química, Tecnologia em Alimentos, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Tecnologia em Automação Industrial, Tecnologia em Construção de Edifícios, Tecnologia em Fabricação Mecânica, Tecnologia em Gestão de Produção Industrial, Tecnologia em Manutenção Industrial, Tecnologia em Processos Químicos, Tecnologia em Redes de Computadores e Tecnologia em Saneamento Ambiental.
O instrumento de avaliação dos cursos de graduação é baseado nas três dimensões (1-organização didático-pedagógica; 2-corpo docente, corpo discente e corpo técnico-administrativo; 3-instalações físicas). Os respectivos indicadores de análise colaboram de forma quantitativa e qualitativa para a melhoria da educação superior, por isso, o curso que atinge conceito 3 ou mais indica que a instituição possui ações em seu contexto acadêmico e social que certamente contribuem para este resultado. Neste sentido, este estudo busca conhecer as ações desenvolvidas, bem como atividades, processos e/ou metodologias empregadas para o alcance do padrão mínimo de qualidade alcançado pelo curso sob a sua coordenação.
Considerando a sua função na gestão do curso de graduação participante deste 2º Ciclo Avaliativo do SINAES, solicitamos sua especial colaboração no sentido de responder às questões abaixo apresentadas, podendo contar com participação dos docentes dos cursos e também, no caso de troca da gestão solicitar contribuições do coordenador anterior.

QUESTÕES

I - DESTAQUE TRÊS AÇÕES, EM CADA UMA DAS DIMENSÕES ABAIXO, QUE NA SUA OPINIÃO, JUSTIFICAM O BOM DESEMPENHO DO RESULTADO DA AVALIAÇÃO DO SEU CURSO:

a.Organização didático-pedagógica: (implementação de políticas institucionais; instâncias coletivas; projeto pedagógico do curso; ementas e/ou programas, bibliografias; atividades acadêmicas, estágio e/ou TCC; avaliação; atenção aos discentes e outros)

b. Corpo docente e corpo técnico-administrativo: (formação e/ou experiência dos docentes; NDE; formação e/ou experiência dos técnico-administrativos; produção de material didático ou cientifico e outros).

c.Instalações físicas: (espaço físico; laboratórios, acervo bibliográfico e outros)

II - QUAIS INDICADORES E RESULTADOS DOS INSTRUMENTOS DO SINAES SÃO ANALISADOS E UTILIZADOS NA GESTÃO DO CURSO PARA A IMPLANTAÇÃO DAS AÇÕES ACADÊMICAS E ADMINISTRATIVAS?

III - COMENTÁRIOS ADICIONAIS (Medidas implementadas e/ ou planejadas para garantir a qualidade dos resultados dos cursos)

Agradecendo sua colaboração, solicitamos que retorne suas respostas até o dia 22 de março de 2011, no e-mail: estudos.sinaes@inep.gov.br
Ana Paula de Siqueira Gaudio
Coordenadora - Geral de Controle de Qualidade da Educação Superior
Telefone: (61) 2022-3421
e-mail: anapaula.gaudio@inep.gov.br

Dom, 13 de Março de 2011 14:41
 

Copyright © 2013 REDEMEBOX - Todos os direitos reservados

eXTReMe Tracker