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Acompanho estágio de alunos do curso de pedagogia e é comum encontrar alunos jogados no canto da sala rasgando papel enquanto que os considerados ¨normais¨fazem suas atividades. Quando é perguntado qual o objetivo do menino esta rasgando papel a professora claramente responde é pra ver se ele fica quieto e não atrapalha. Durante a merenda há situações constragedoras tando para essas crianças que não detém todas suas capacidades psicomotoras como para quem está na condição de visitante e impossibilitado de agir nesse contexto. Falo do dia que é servido sopa e vários não conseguem levar a colher diretamente à boca e terminam derramando no seus corpos, consequentemente ficam com fome, pois ninguém aproxima para ajudá-lo. Nesse momento estou chorando em frente ao computador, não consigo mais olhar nos olhos desses alunos e ver quando são excluÃdos em todas as esferas. Em muitos casas as famÃlias mandam para a escola pra descansarem das limitações deles, uma vez na escola os colegas se afastam pois não se reconhecem como mais um do grupo diante das impossibilidades de acampanha=los nas suas rotinas e a professora ignora complemente a possibilidade de uma intervenção frente a elas, além de não deter conhecimento está exaurida com salas cheias de alunos normais que carregam com eles tantos problemas que superam os alunos especiais.
Olá Izabel, esse é justamente o fator crÃtico da educação inclusiva. PolÃticas públicas voltadas à educação inclusiva temos aos montes porém, lamentavelmente, nem só de polÃticas públicas vive o homem!!!! Se tentam massificar os alunos tidos "normais", não é de assustar quererem "normalizar" os alunos com deficiência.... Na plataforma Paulo Freire possuem vários cursos voltados à educação inclusiva mas os próprios profissionais da educação não têm interesse nessa área. Concordo em partes quanto a falta de capacitação. Nesse mundo tecnológico que vivemos, informação é o que não falta... O que falta, na maioria das vezes, é o interesse mesmo. Digo isso pois me ofereci para dar um curso de Libras + Educação Inclusiva para os professores de uma determinada escola de BH. Tudo 0800, pensando justamente em se facilitadora do processo inclusivo. A resposta que tive foi: "Ah, nem me fale nesses 'alunos problemáticos' que somos obrigados à receber. Os pais deveriam ficar com eles em casa, não trazê-los para a escola". Infelizmente, esse não é um caso isolado.... Acredito que a educação inclusiva só dará frutos quando os profissionais envolvidos se tornarem "marketeiros" da inclusão! Se não nos limitarmos à visão de que educação inclusiva engloba "somente" as pessoas com deficiência. Educação inclusiva engloba todos os marginalizados por alguma deficiência ou gênero ou "raça" (que, diga-se de passagem, a escola insiste em propagar: a bendita "raça negra".. Somos todos raça humana!!!).... E por aà vai... Temos que repaginar a educação. Por mais utópico que pareça, a educação inclusiva só acontecerá quando muitos paradigmas educacionais forem quebrados.... Não precisamos mais de polÃticas. Precisamos de atitude... E, atitude não se escreve: se vive!!!!
Bom saber que faz Educação Especial... Teremos muitas figurinhas para trocar.
Abraço,
Carol
Olá Laura, desculpe a demora em respndê-la.... Não acessei nos últimos dias...
Seja bem vinda!