Login

Sugestões

Faça o login e visualize as sugestões

Usuários on line

Nós temos 2767 webespectadores online

Revista

Gestão Universitária

Veja os grupos de discussão

As opiniões que aqui são expressadas não representam necessariamente a posição da Rede Mebox.
Os comentários postados são de responsabilidade única e exclusiva de quem os postou.

Mural do Grupo
Edilma Cotrim da Silva
A exclusão produzida pela educação inclusiva é um problema grace cabendo denuncia e pesquisa para tornar público os absurdos que estão sendo cometidos dentro das escolas. Aqui na região onde resido chega ser alarmante as condições, das crianças portadoras de necessidade especiais, enfrentam.
Acompanho estágio de alunos do curso de pedagogia e é comum encontrar alunos jogados no canto da sala rasgando papel enquanto que os considerados ¨normais¨fazem suas atividades. Quando é perguntado qual o objetivo do menino esta rasgando papel a professora claramente responde é pra ver se ele fica quieto e não atrapalha. Durante a merenda há situações constragedoras tando para essas crianças que não detém todas suas capacidades psicomotoras como para quem está na condição de visitante e impossibilitado de agir nesse contexto. Falo do dia que é servido sopa e vários não conseguem levar a colher diretamente à boca e terminam derramando no seus corpos, consequentemente ficam com fome, pois ninguém aproxima para ajudá-lo. Nesse momento estou chorando em frente ao computador, não consigo mais olhar nos olhos desses alunos e ver quando são excluídos em todas as esferas. Em muitos casas as famílias mandam para a escola pra descansarem das limitações deles, uma vez na escola os colegas se afastam pois não se reconhecem como mais um do grupo diante das impossibilidades de acampanha=los nas suas rotinas e a professora ignora complemente a possibilidade de uma intervenção frente a elas, além de não deter conhecimento está exaurida com salas cheias de alunos normais que carregam com eles tantos problemas que superam os alunos especiais.
Sex, 18 de Fevereiro de 2011 08:13
 
IBDIN
Pessoal quem tiver interesse em saber mais sobre desenho instrucional para ead inclusiva disponibilizo meu email para trocarmos mensagens. Estou colocando uma de nossas professoras para repsnder ás dúvidas concernentes à prática do desenho de interface para pessoas com necessidades especiais - maioria em peso no quesito home office diante da tela de computador!! Havendo interesse acesse www.ibdin.com.br ou fale comigo sueli@ibdin.com.br Abs;

Ter, 08 de Fevereiro de 2011 14:38
 
Izabel Huning
Educação Inclusiva, mas me pergunto para onde ela está acontecendo de fato. pois as escolas não estão preparadas para acessibilidade, então que inclusão é está, e como ela vem sendo trabalhada, fica aqui a pergunta, As Declarações desde a de Jonthen è da Guatemala e a da ONU, diz que a Educação é um direito de todos, mas de maneira nenhuma preparam as escolas, que possuem uma estrutura arcaica ainda da escola da republica velha, ou seja no Brasil há muito a se fazer, para que a inclusão de fato aconteca, digo pois curso Educação Especial, e trabalho com Educação já a muitos anos.
Ana Carolina Machado FerrariAna Carolina Machado Ferrari em Qua, 02 de Fevereiro de 2011 23:10

Olá Izabel, esse é justamente o fator crítico da educação inclusiva. Políticas públicas voltadas à educação inclusiva temos aos montes porém, lamentavelmente, nem só de políticas públicas vive o homem!!!! Se tentam massificar os alunos tidos "normais", não é de assustar quererem "normalizar" os alunos com deficiência.... Na plataforma Paulo Freire possuem vários cursos voltados à educação inclusiva mas os próprios profissionais da educação não têm interesse nessa área. Concordo em partes quanto a falta de capacitação. Nesse mundo tecnológico que vivemos, informação é o que não falta... O que falta, na maioria das vezes, é o interesse mesmo. Digo isso pois me ofereci para dar um curso de Libras + Educação Inclusiva para os professores de uma determinada escola de BH. Tudo 0800, pensando justamente em se facilitadora do processo inclusivo. A resposta que tive foi: "Ah, nem me fale nesses 'alunos problemáticos' que somos obrigados à receber. Os pais deveriam ficar com eles em casa, não trazê-los para a escola". Infelizmente, esse não é um caso isolado.... Acredito que a educação inclusiva só dará frutos quando os profissionais envolvidos se tornarem "marketeiros" da inclusão! Se não nos limitarmos à visão de que educação inclusiva engloba "somente" as pessoas com deficiência. Educação inclusiva engloba todos os marginalizados por alguma deficiência ou gênero ou "raça" (que, diga-se de passagem, a escola insiste em propagar: a bendita "raça negra".. Somos todos raça humana!!!).... E por aí vai... Temos que repaginar a educação. Por mais utópico que pareça, a educação inclusiva só acontecerá quando muitos paradigmas educacionais forem quebrados.... Não precisamos mais de políticas. Precisamos de atitude... E, atitude não se escreve: se vive!!!!

Bom saber que faz Educação Especial... Teremos muitas figurinhas para trocar.

Abraço,

Carol

Qua, 02 de Fevereiro de 2011 15:56
 
Laura Cristina Nardi
Ana Carolina. Agora consegui me integrar ao grupo. hehhehehe... Obrigada mesmo assim...
Ana Carolina Machado FerrariAna Carolina Machado Ferrari em Qua, 02 de Fevereiro de 2011 22:48

Olá Laura, desculpe a demora em respndê-la.... Não acessei nos últimos dias...
Seja bem vinda!

Ter, 01 de Fevereiro de 2011 18:03
 
Laura Cristina Nardi
Olá Ana Carolina... Acabei de entrar no site e tenho interesse em fazer parte desse grupo, porém estou precisando de uma ajudinha, pois não sei como fazer isso. Aguardo teu cotnato. Obrigada e abraços,
Ter, 01 de Fevereiro de 2011 17:55
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 Próximo > Fim >>

Copyright © 2013 REDEMEBOX - Todos os direitos reservados

eXTReMe Tracker