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Qual é o nome dessa disciplina? eles respondem e então explico "que a primeira coisa que um bom pesquisador precisa aprender é saber fazer perguntas e que devemos a cada momento colocar esse aprendizado em prática. Portanto, é hora de começar. Vocês irão trabalhar comigo durante os próximo xx meses. É hora de me conhecer. O que vocês querem saber a meu respeito?"
A partir daà é só pergunta e o diálogo acontece.
No prosseguimento da disciplina, esse exercÃcio se torna emblemático e há um aperfeiçoamento continuo da forma de perguntar, pois quando há oportunidade, vou apontando formas diferentes de realizar uma mesma pergunta.
Alguém tem algum outro exemplo de atividade que utiliza no primeiro dia de aula?
Eu já vi você fazendo esta dinâmica e é muito boa. Saber perguntar é algo fundamental, não apenas ao pesquisador, mas a qualquer tipo de profissional. O médico que não pergunta não faz bons diagnósticos; o engenheiro que não pergunta não trabalha com eficiência; o educador que não pergunta se isola em sà mesmo; o gestor que não sabe fazer perguntas não compreende o que o ambiente lhe diz e por aà vai.
Eu trabalho com o Enigma das Gaivotas. Lanço um enigma e os alunos devem chegar nas respostas, perguntando. Eu só posso responder com as palavras "sim", "não" ou "pergunta irrelevante". Fico uns 40 minutos nesta dinâmica. É interessante como os alunos não sabem perguntar. Eles ficam todo o tempo indicando a solução do enigma, mas não fazem perguntas. Vou corrigindo até criar alguma disciplina e, ao longo do semestre, vou relembrando sobre o enigma das gaivotas. É bem legal.
Abraços,
meu email para contato: s_beatrizf@hotmail.com
Obrigado pela oportunidade Sonaly. Sei que temos muito o que trocar.
A atividade deve sempre ser relacionada com o escopo da disciplina, isto é muito importante. Utilizo a flexa em disciplinas que utilizam sÃmbolos ou possuem sÃmbolos em seu conteúdo. Dessa forma, de uma jeito ainda não perceptÃvel para os alunos, demonstro a relevância do simbolismo, do agregar um significado a um objeto. Dentro de um dado contexto, objetos ganham significados diferenciados. Não pode, de fato, ser simplesmente levar um objeto qualquer, que não tenha representatividade ou continuidade nos demais dias de trabalho.
O interessante é que, em algumas turmas, mesmo não sendo a intenção, quando faço o contrato, os temas relacionados à flexa surgem e são validados pela turma - foco, direcionamento, concentração.
A estratégia do objeto poderia ser aplicada institucionalmente, criando um primeiro momento de comunicação clara com o aluno, do alinhamento pedagógico do curso. O problema é fazer turma "comprar a ideia"...
Sou Fátima Santos.Estou chegando agora. Espero trocar muitas ideias e experiências.
Abs.
Fatima
O resultado desse estranho objeto em sala de aula sempre foi positivo, a ponto de cobrarem ou lembrarem da flexa durante o semestre.
Acredito que atividades ou ações que falem de objetivo, concentração, alvo etc. são sempre úteis nesse inÃcio de perÃodo.
Ótima a estratégia. Forma descontraÃda de se apresentar aos novos alunos. Quebra um pouco o gelo e ao mesmo tempo reforça a seriedade e compromisso que todos devem ter com o objetivo.
Mais uma que levo da rede MEBOX para casa ou para a sala de aula.
É excelente ideia a de criar um sÃmbolo que represente um compromisso comum, ou seja, um alvo. Muito bom.