Login

Sugestões

Faça o login e visualize as sugestões

Usuários on line

Nós temos 2774 webespectadores online

Revista

Gestão Universitária

Veja os grupos de discussão

As opiniões que aqui são expressadas não representam necessariamente a posição da Rede Mebox.
Os comentários postados são de responsabilidade única e exclusiva de quem os postou.

Mural do Grupo
Abigail França Ribeiro
Currículos frágeis são causa de evasão. O aluno não tem oferta de disciplinas/componentes curriculres do seu interesse no primeiro ano do curso. Primeiros períodos demandam os melhores, mais preparados e mais experientes professores.
Dom, 08 de Maio de 2011 23:10
 
Rodrigo Gabriel Moises
Causas Existenciais: o aluno não sabe quem ele é e o que quer. Somadas as outras esta é uma das principais causas de evasão no 1o ano do curso, principalmente entre os mais jovens.
Dom, 08 de Maio de 2011 17:57
 
Wille Muriel
(continuando 9...)
Há um item do PDI que está diretamente relacionado com o tema da retenção de alunos. Aprendi com a Professora Jaqueline, da PUC do Rio Grande do Sul que o melhor termo para o caso brasileiro é “permanência”, pois “retenção de alunos” dá uma conotação ruim, ou seja, de alunos “retidos” por um desempenho acadêmico insuficiente.
Mas diz lá no modelo de PDI proposto pelo próprio MEC: “Estímulos à permanência (programa de nivelamento, atendimento psico-pedagógico).” Ressalto que o estímulo à permanência não deve ficar restrito aos programas de nivelamento e atendimento psico-pedagógico.
Os estímulos à permanência são resultados de um projeto institucional voltado para a qualidade. A qualidade passa pelo atendimento às demandas dos alunos, mas esta relação de atendimento deve ser construída com cuidado. O aluno deve ser atendido, mas não deve ser “mimado” como qualquer tipo de cliente, pois de seu esforço dependem, a qualidade do projeto e também o financiamento de uma proposta honesta, capaz de transformá-lo num profissional maduro.
Projetos transformadores concedem mais autonomia à prática acadêmica por meio da capacitação de docentes, valorizam o tempo integral como estratégia de vinculação da comunidade acadêmica ao projeto institucional, oferece infraestrutura com design e tecnologias avançadas, uma biblioteca atualizada e com ótimos serviços, alguns recursos para o desenvolvimento de pesquisas e projetos de extensão, uma metodologia de ensino e aprendizagem capaz de atender às expectativas dos acadêmicos, e várias oportunidades de estágio, emprego no mercado de trabalho ou até mesmo dentro da própria IES.
Esta constatação dá-se negação das causas da evasão:
•Causa acadêmica: relacionada a uma preparação inadequada para atender às demandas acadêmicas do curso; desinteresse com o conteúdo dos cursos ou o seu método.
•Causa motivacional: atritos relacionados ao baixo nível de comprometimento com a Faculdade em geral; perceptível irrelevância da experiência com a Faculdade.
•Causas psicossociais: fatores sociais; questões emocionais.
•Causas financeiras: incapacidade de arcar com o custo total da Faculdade; percepção de que o custo da Faculdade supera seus benefícios.
Há alguma outra causa para a evasão dos alunos?
Continua 10...)
Seg, 02 de Maio de 2011 18:01
 
Taquinho Costa
Solocito o Wille Muriel a postar alguns de seus maravilhosos solos na seção de vídeos.
Todo mundo vai gostar.
Sáb, 30 de Abril de 2011 12:39
 
Abigail França Ribeiro
Você não quer, mas devia. Sou tiete dos seus solos.
Sáb, 30 de Abril de 2011 11:16
 

Copyright © 2013 REDEMEBOX - Todos os direitos reservados

eXTReMe Tracker