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Gestão Universitária

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Mural do Grupo
Oscar Strauss
Wille, talvez essa aproximação próativa com o futuro cliente seja uma das maneiras de educa-lo para a importância de se adquirir um produto educacional. Hoje, o aspecto preço ainda é o mais levado em consideração. Entretanto, educação é investimento e as IES devem aprender a vender a educação com argumentos que expliquem como dirimir os riscos de se aplicar neste investimento. Um excelente exemplo que você nos passou no último encontro foi o da visita dos "conselheiros" das IES americanas com as famílias dos futuros alunos. Seria interessante repassar este exemplo para o resto do grupo.
Wille MurielWille Muriel em Sex, 18 de Março de 2011 20:30

O preço estabelece uma relação muito direta com o valor Oscar. Conforme conversamos no encontro presencial do IHE em Belo Horizonte: Valor = Benefícios - Custo.
Se o aluno valorizar mais um carro do que a sua própria formação em curso de graduação ele certamente vai priorizar o pagamento da prestação do carro. E com a prerrogativa da 9870 ele vai "colocar tudo no orçamento" ou simplesmente se complicar na questão da inadimplência.
O trabalho proativo é fundamental para firmar os benefícios do curso e assim gerar valor na mente dos alunos. A equação é simples de exemplificar: Valor = B - C. Se, B = 5 e C = 4, logo Valor = 5 - 4, ou seja, Valor = 1. Mas se, B (benefício) foi aumentado segundo o entendimento do aluno, por exemplo, B = 10 e C = 6, o Valor será 4, ou seja, maior do 1.
Nosso trabalho é o seguinte: Inovar para aumentar o valor percebido. Aumentando o benefício... Reduzindo o custo... Fazendo as duas coisas...

Qui, 17 de Março de 2011 07:53
 
Wille Muriel
(continuando 1...)
No modelo americano o desenvolvimento do processo de captação se deu pela evolução do gerenciamento de matrículas.
No início a admissão ocorria exclusivamente pelos processos de exames de aplicação. Depois passaram a buscar estudantes proativamente. O marketing entrou para aumentar a promoção da oferta educacional e o gerenciamento de matrícula surgiu por meio de um processo integrado e mais abrangente. Atualmente pode-se considerar a existência de um planejamento estratégico voltado para a matrícula, ou seja, envolver o candidato.
A mesma coisa está ocorrendo no Brasil. Só que estamos ainda muito atrasados. Ainda estamos lá no início, quando a admissão ocorre exclusivamente por meio de processos seletivos. Sob o ponto de vista da sequência do processo de desenvolvimento das ações de captação a experiência americana pode ser devidamente aplicada à realidade brasileira. Isso significa que a tendência é a de agirmos proativamente (isso já vem ocorrendo), de que o marketing atue mais segmentado na promoção institucional e que ocorra um gerenciamento estratégico das matrículas.
O que tudo isso quer dizer? Quer dizer que estes investimentos em out doors, TV, rádio, a combalida “parceria com as empresas”, enfim, tudo isso deverá ocorrer sob uma justificativa técnica e estratégica. Senão continuará apresentando os mesmos níveis de ineficácia. O processo de captação, dentro da realidade brasileira, deverá assumir a responsabilidade de identificar onde está o candidato para “seduzi-lo tecnicamente”.
(continua 2...)
Qua, 16 de Março de 2011 14:41
 
Wille Muriel
(continuando...)
Gestão de Marketing: Liderada por um profissional da área da educação superior, mas que tenha formação também na ferramenta do marketing. Esta unidade de gestão será composta pelas seguintes sub-unidades:
1.Comunicação: Gestão e ferramentas. Gerida por um profissional na área de comunicação, responsável pelo desenvolvimento da identidade corporativa da IES e por todo o planejamento, organização, execução e controle da comunicação da IES com seus mercados interno e externo. Esta gerência indicará a ferramenta de comunicação correta para cada situação.
2.Data-base Marketing: Pesquisa, informações e registro. Gerida por um profissional da área de pesquisa de mercado. Sua atribuição é a de desenvolver pesquisas indicativas de tendências, oportunidades e riscos. Outra atribuição desta gerência é a de planejar, organizar, indicar a utilização e controlar informações estratégicas para a tomada de decisões dentro das IES.
3.Comercialização de serviços: Projetos, vendas (metas) e controle da qualidade. Gerida por um profissional da área de administração esta gerência cuida do desenvolvimento de cursos e projetos de formação para mercados corporativos de um modo geral, responsabilizando-se pelo relacionamento institucional voltado para atender às demandas de formação, pesquisa e extensão na parceria entre a IES e os diversos setores da economia.
4.Escritórios de Admissão: Responsável pelo processo de captação de alunos e relacionamento com vistas à sua permanência e vinculação deste aluno à IES mesmo após a finalização do curso.
É sobre o quarto tópico que vamos desenvolver nossas discussões, neste fórum, até o dia 24 de maio. Serão dez semanas de aprofundamento do tema Recrutamento: Técnicas de Captação e Retenção de Alunos e Políticas de Egressos.
Além dos alunos regulares do IHE – Administração Acadêmica & Universitária estão convidados para este aprofundamento, todos os membro do IHE Place.
(continua 1...)
Ter, 15 de Março de 2011 11:09
 
Wille Muriel
Prezados Participantes do IHE Place. Vamos iniciar nossas discussões sobre Captação, Retenção e Políticas de Egressos. Esta reconstrução teve por referência o modelo de recrutamento utilizado pelas universidades americanas. Como a nossa realidade é bem diferente, vamos avançar na adaptação e na criação do modelo brasileiro devidamente adaptado para aplicação em IES brasileiras.
O primeiro aspecto refere-se à estrutura organizacional na IES para a gestão deste processo. A minha abordagem será a “da situação ideal” para a “situação possível”, indicada e reconstruída por meio deste fórum para cada realidade institucional.
Em nosso encontro presencial de 21 a 23 de fevereiro de 2011, discutimos sobre a implantação de uma Pró-Reitoria de Marketing, ou estrutura semelhante para a gestão do marketing na IES. A tarefa foi a de indicar uma estrutura geral de gestão de marketing para ser aplicada em qualquer tipo de IES. A estrutura apontada foi a seguinte:
(continua...)
Ter, 15 de Março de 2011 08:48
 
Wille Muriel
Próximo encontro IHE - Administração Acadêmica & Universitária. Veja o que será discutido:
EIXO D: REGULAÇÃO E AVALIAÇÃO
•Módulo 7: Legislação Educacional do Ensino Superior Brasileiro (de 30 de maio a 1 de junho de 2011). PRESENCIAL - BELO HORIZONTE - HOTEL SAN DIEGO.
•Módulo 8: Avaliação Institucional (de 2 de junho a 28 de agosto de 2011). EAD.

Promoção para membros do IHE Place:
Módulo 7: R$ 750,00 (aluno ouvinte especialmente convidado, membro do IHE Place).

Vagas limitadas. Interessandos favor encaminhar mensagem por esta rede.
Saudações Acadêmicas & Universitárias!
Prof. W. Muriel
Ter, 08 de Março de 2011 18:28
 

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